A GUERRA DA UCRÂNIA REVELA PARA O MUNDO QUE A RÚSSIA É UM GIGANTE COM PÉS DE BARROS.

Internacional

Uma guerra sem cabimento, um ato doentio de um líder que se preocupou mais com seus caprichos do que com a situação do país que comanda, Vladimir Putin colecionou erros e brincou com a vida de milhares de jovens que se perderam nas atrocidades dos campos de batalha. Vidas ceifadas, famílias mutiladas e um povo que resolveu levantar a voz contra seu próprio líder, os Russos gritam para os 4 cantos do mundo que são contra a guerra, aumentando o constrangimento de Putin perante a comunidade internacional.
O que se viu e vê na Ucrânia é um show de horrores e incompetência dos russos em administrar um estado de guerra. Ninguém duvida do poder militar de Moscou, uma potência que detém a bomba atômica e é considerada a segunda força bélica do planeta, perdendo somente para os Estados Unidos da América. Só que toda essa propaganda mostrou-se ineficaz diante de estratégias militares obsoletas e ultrapassadas. Os russos substimaram a Ucrânia e não conseguiram tirar do poder Alexander Zelensky, que se manteve de forma heroica conduzindo seu povo a uma resistência histórica. Kiev revelou ao mundo às deficiências de Moscou, fazendo Putin passar vergonha no cenário internacional. A Rússia se revelou um verdadeiro gigante de pés de barro.
Para o estrategista Von Clausewitz, “a guerra é a continuação da política por outros meios”, ou seja, existem outras possibilidades, basta querer, basta usar a diplomacia ao invés das armas, só que Vladimir Putin não quiz, preferiu às armas e arrastar para o abismo a economia russa que começa dá os sinais de agonia devido os embargos que foi submetida pela comunidade internacional. O mal estar provocado na Europa criou fissura até mesmo com a Alemanha, parceira comercial importante para Moscou.
Outro problema que a guerra da Ucrânia causou foi a corrida armamentista na Europa e o fortalecimento da Otan, que estava praticamente sem função no continente. O Leste Europeu resolveu se armar, às ex Repúblicas Soviéticas decidiram juntar forças para resistir à uma possível investida da Rússia. Dois países que sempre primaram pela neutralidade pediram formalmente suas filiações na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A guerra na Ucrânia avança destruindo e fazendo vítimas inocentes, milhares de civis já foram mortos, o país segue tendo suas estruturas destruídas, mas Kiev mesmo com força inferior resiste e humilha Moscou. Mais de 20 mil soldados russos já foram presos, feridos ou mortos, número altíssimo para os padrões atuais dos conflitos entre países. O sonho de Vladimir Putin em recriar a antiga nação Soviética com suas repúblicas, pode se tornar no pesadelo da derrocada russa na geopolítica internacional.