MISSÃO CATÓLICA NA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Internacional

A República Democrática do Congo é o segundo maior país do continente africano e o décimo sexto do mundo. Sua população também é a segunda maior da África e a décima primeira do mundo. O idioma oficial é o francês, devido a colonização da Bélgica no século passado, sendo que existe mais de duzentos grupos étnicos e mais de duzentos e cinquenta dialetos.


A Capital da República Democrática do Congo é a cidade de Kinshasa, que fica às margens do Rio Congo, o quarto maior do mundo em extensão, o segundo em volume, perdendo só para o Amazonas aqui no Brasil, e o primeiro em profundidade.


O Congo é rico em reservas de minerais, sendo responsável por exportar o cobalto, minério usado na fabricação de baterias de celulares, mais de 60% das reservas mundiais estão no Congo. A relação com Ruanda é tensa, às disputas pelas riquezas naturais do país criaram conflitos dentro e fora das fronteiras.
O cristianismo predomina na região, sendo que quase 60% da população é Católica. A ordem dos jesuítas desenvolve muitas missões na República Democrática do Congo, a pobreza castiga a população que não se beneficia da exploração dos minerais.


O Rede Católica News irá acompanhar missão do padre Chisengo Basilio, da Paróquia São Isidore Bakanja, Diocese de Buta, na província de Bas-Uélé. O sacerdote trabalha na evangelização através da catequese, e também na assistência a população carente do país.


Padre Chisengo Basilio concedeu-me uma entrevista pelo WhatsApp e vem enviando farto material do trabalho que está sendo realizado por sua paróquia no Congo.

Reportagem: Marcelo Rodrigues
Direção Geral: Pedro Teixeira