BENTO XVI, O ELO DA MODERNIDADE QUE LIGOU CIÊNCIA E FÉ

Igreja

Um dos legados do Papa Bento XVI, se não o maior, é o conhecimento. Ter um Papa teólogo na estatura de um Bento XVI, é uma honra de nossa geração. Poucas vezes na Igreja alguém tão douto ocupou a cátedra de Pedro. Considerado por muitos não somente o maior teólogo de nossos dias, como o maior intelectual.

A vida do Papa Bento XVI é um testemunho a favor da verdade, é um testemunho de como fé e razão podem conviver juntas. Neste sentido, seus escritos fazem essa união como poucos. Se na Idade Média, ainda com um conhecimento precário coube a Santo Tomás fazer essa união entre Fé e a Filosofia, nos dias de hoje coube a Bento XVI fazer a união entre Ciência e Fé.

O uso da razão e o diálogo com as ciências para o Cristão deve ser algo que lhe caracterize, afinal no próprio Cristo, o LOGOS (a razão), encontramos como num compêndio, todo o conhecimento, pois é ELE a própria onisciência do PAI, ELE é o pensamento Eterno, ELE é o conhecimento infinito, por isso mesmo, quanto mais avançarmos na boa ciência, no conhecimento das coisas naturais, mais estaremos dando testemunho DELE.

Que o exemplo do Papa Bento XVI posso nos impelir a buscarmos sempre mais e mais a Deus sem abandonarmos aquilo que nos é próprio, que é a nossa razão.

Deus seja louvado por tão grande Papa, e que Nosso Senhor o acolha o mais rápido possível na Morada Eterna.

Texto de Luiz Felipe Nanini