Bolsa de Valores abre mais um dia derretendo

Economia

O Ibovespa recua nesta terça-feira, 3, sem conseguir acompanhar as firme altas do mercado internacional. Por aqui, temores fiscais em torno do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pesam negativamente nas negociações. O principal índice da bolsa brasileira caiu mais de 3% na véspera.

Ainda que mais branda, com a queda desta terça, o Ibovespa caminha para o terceiro pregão de perdas. Preocupações sobre a sustentabilidade da dívida pública também afetam os juros futuros, que operam em alta nesta manhã.

Apesar de promessas de responsabilidade fiscal por parte do novo governo, no mercado, impera o ceticismo quanto ao real desejo petista em manter as contas saudáveis. Perda de receita pela prorrogação da isenção de impostos sobre combustíveis e o preparo da nova âncora fiscal que irá substituir o teto de gastos são alguns dos pontos de atenção no mercado.

Em discurso de posse no início da semana, Fernando Haddad prometeu um arcabouço fiscal que “organize as contas públicas, seja confiável, respeitada e cumprida”. Mas que também seja “factível”.

Fonte: Terra Brasil Notícias