Branco evita críticas a clubes que não liberaram jogadores para o Sul-Americano sub-20

Esportes

Coordenador de seleções de base da CBF afirma que competição deveria ser realizada em Data Fifa, e técnico Ramon Menezes diz que já previa dificuldades

A seleção brasileira sub-20 se apresentou nesta quinta-feira para a disputa do Sul-Americano da categoria com mudanças com relação à lista original do técnico Ramon Menezes. Dos convocados pelo treinador no começo de dezembro, oito atletas não foram liberados por seus clubes, forçando a comissão técnica a pensar em alternativas para o torneio, que começa no dia 19 de janeiro. Mas, apesar do imbróglio, o coordenador da base da CBF, o ex-jogador Branco, evitou críticas diretas aso clubes envolvidos.

Não vou ficar aqui criticando as decisões dos clubes. Cada um tem o seu planejamento, pensam de uma forma, outros não. Muitos clubes colocam garotada para jogar estadual, têm competições pela frente. O importante é a gente valorizar os 23 jogadores que temos com a gente – disse Branco, que esteve com os jogadores na apresentação, no Rio de Janeiro.

Cinco clubes decidiram pedir liberação de seus atletas pensando no aproveitamento dos jovens em seus elencos principais nas competições do começo do ano: Flamengo (Matheus França e Victor Hugo), Fluminense (Matheus Martins), Palmeiras (Endrick e Giovani), Santos (Ângelo e Marcos Leonardo) e São Paulo (Beraldo).
O movimento ganhou tamanho com o passar dos dias desde a convocação feita por Ramon Menezes em 8 de dezembro – depois de algumas equipes solicitarem a liberação dos atletas da chamada, outros clubes acionaram o princípio da isonomia para também não abrirem mão de seus jogadores. Como o Sul-Americano não será disputado em uma janela das chamadas Data-Fifa, os times não são obrigados a cederem seus atletas.

  • Na realidade, a dificuldade é sempre a mesma, como não é Data Fifa. E acho que a Fifa tem que rever essa situação. É um pedido meu, pensando no desenvolvimento do futebol. A primeira fase de um Mundial é o Sul-Americano, e a dificuldade maior é essa. Acho que a gente teria uma proteção bem maior na questão da liberação dos atletas, até para valorizar o início de um Mundial, que é um campeonato da Fifa e tem a primeira fase na Colômbia. Logicamente, não sendo Data Fifa a gente fica meio que amarrado – comentou Branco.

Ramon Menezes minimiza questão
O técnico da seleção sub-20, Ramon Menezes, também se juntou ao grupo ainda durante os exames médicos e ouviu perguntas sobre o mesmo tema: a não-liberação de alguns atletas por parte de seus clubes. E o comandante da equipe deixou claro que pretende que este tema fique esquecido a partir de agora.

  • Primeiro que a partir do momento que assumi essa responsabilidade, já sabia disso tudo, que é uma dificuldade muito grande, até por não ser Data Fifa. E que poderíamos ter problemas. Como é a apresentação, nem gostaria de falar tanto disso porque tenho que encher esses jogadores de moral, os que foram convocados agora. São jogadores que tem toda a condição de estar aqui, e por isso estão. São eles que vão levar o Brasil ao Mundial da Indonésia – avaliou Ramon.
  • Veja a tabela do Sul-Americano sub-20
    O coordenador de seleções de base também fez questão de fazer um agradecimento aos clubes que cederam todos os jogadores convocados, inclusive os de última hora, admitindo que os últimos dias foram de grande correria para fechar a lista definitiva de 23 atletas que vão à Colômbia.
  • O problema é que desencadeia, se um clube pedir… Logicamente que todo mundo quer igualdade de condições. Tem alguns clubes que não pensam dessa forma, até pela questão do crescimento do atleta dentro da seleção brasileira, uma experiência internacional que eles conseguem nesses torneios importantes, como Sul-Americano e Mundial. Mas eu queria agradecer aos clubes que cederam os jogadores para a gente, porque é importante ter gratidão – disse Branco.
    Os jogadores convocados por Ramon Menezes se apresentaram nesta quinta no Rio de Janeiro, onde realizaram exames médicos antes de rumarem à Granja Comary, em Teresópolis, para iniciar a preparação para o Sul-Americano, que será realizado na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro. O time segue treinando no CT da CBF até o dia 16, quando viajará para o país-sede.
    A seleção brasileira estreia no Sul-Americano sub-20 no dia 19 de janeiro, diante do Peru. Os outros adversários do grupo A são Argentina, Paraguai e a anfitriã Colômbia. Os três primeiros colocados de cada um dos dois grupos avança para um hexagonal final, que define o campeão e os quatro classificados para o Mundial da categoria, em junho. Os três primeiros também asseguram um lugar nos Jogos Pan-Americanos.
    Veja a lista final de convocados para o Sul-Americano sub-20:
    Goleiros: Kaíque (Palmeiras), Kauã Santos (Flamengo) e Mycael (Athletico);
    Defensores: Arthur (América -MG), André (Bahia), Kaiki Bruno (Cruzeiro), Patryck (São Paulo), Douglas Mendes (RB Bragantino), Robert (Corinthians), Weverton (Cruzeiro) e Michel (Palmeiras);
    Meio-campistas: Andrey Santos (Vasco), Marlon Gomes (Vasco), Ronald (Grêmio), Alexsander (Fluminense) e Guilherme Biro (Corinthians);
    Atacantes: Stênio (Cruzeiro), Pedro Henrique (Corinthians), Giovane (Corinthians), Renan Viana (Athletico), Luís Guilherme (Palmeiras), Sávio (PSV) e Vitor Roque (Athletico-PR).

Fonte: GE