Papa Francisco recebe membros das confrarias diocesana da Itália.

Igreja

Na manhã desta segunda-feira, o Papa Francisco recebeu os membros da Confederação das Confrarias das Dioceses da Itália, fundada em 2000 e que trabalha para acolher, apoiar e coordenar a presença rica e variada das Confrarias em todo o território nacional.

Em toda a Itália, existem três mil e duzentas Confrarias registradas – e tantas existentes, mas não registradas – e dois milhões de membros. A estes, deve ser acrescentada a comunidade ampliada de familiares e amigos que se unem às suas atividades.

“É um quadro impressionante, que traz à mente o que o Concílio Vaticano II diz sobre a natureza e a missão dos leigos na Igreja, ou seja, que eles ‘são chamados por Deus para contribuir, quase de dentro como fermento, para a santificação do mundo’ (LG, 31).”

“Deixem-se animar pelo Espírito e caminhem: como fazem nas procissões, façam-no em toda a sua vida comunitária”, recomendou o Pontífice, que fez outra exortação: caminhar nos passos de Cristo; caminhar juntos; caminhar anunciando o Evangelho. Em três palavras, evangelicidade, eclesialidade e missionariedade.

“Evangelicidade, eclesialidade e missão: estas, queridos irmãos e irmãs, são as três palavras que lhes confio hoje. E gostaria de concluir renovando o convite a vocês para serem missionários do amor e ternura de Deus […] missionários da misericórdia de Deus, que sempre nos perdoa, sempre espera por nós e nos ama tanto!”
.
.

papafrancisco #confrarias #itália #vaticannewspt