O Papa Francisco expressou se pesar pelo desastre aéreo ocorrido no Nepal na manhã de domingo (15). Uma aeronave da Yeti Airlines caiu perto de Pokhara: pelo menos 68 pessoas morreram, incluindo três crianças e um bebê.
Em telegrama ao Presidente do Nepal, Bidya Devi Bhandari, assinado pelo cardeal-Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Pontífice disse estar “entristecido” com a tragédia e enviou suas condolências a todos os afetados e garantiu orações por aqueles envolvidos nos esforços de recuperação dos corpos.
“Recomendando as almas dos mortos à misericórdia do Todo-Poderoso, Sua Santidade invoca sobre aqueles que choram a perda as bênçãos divinas de cura e de paz.”
O voo da Yeti Airlines vinha da capital Katmandu quando precipitou entre o antigo aeroporto e o Aeroporto Internacional de Pokhara. A bordo havia 72 pessoas, incluindo quatro tripulantes.
Até agora, foram recuperados 68 corpos dos destroços da aeronave. As esperanças de encontrar sobreviventes são nulas, disse um funcionário local nepalês: “Até agora, recolhemos 68 corpos. Estamos à procura dos outros quatro…. Rezamos por um milagre. Mas as esperanças de encontrar alguém vivo são inexistentes”, disse Tek Bahadur KC, chefe do distrito de Taksi, onde o avião caiu.
Centenas de soldados nepaleses estavam envolvidos na operação de resgate no local do acidente no vale do rio Seti, a um quilômetro e meio do aeroporto.
.
.