Equipes se enfrentam em amistoso nesta terça-feira; argentinos vêm de dois jogos nos Estados Unidos e prometem ser teste à altura para Maurício Barbieri
O adversário desta terça-feira, em Orlando, nos Estados Unidos, é um velho conhecido do Vasco. A rivalidade que começou na década de 1930 ficou ainda mais forte no final do Século 20.
Primeiro desafio de Maurício Barbieri, o River Plate é o time argentino que mais marcou a história do clube brasileiro – são 14 confrontos. A partida entre os dois está marcada para as 21h30 (de Brasília).
Adversário à altura
O River promete ser um teste à altura do que o Vasco precisa para colocar à prova o primeiro mês de trabalho do técnico Maurício Barbieri. Os argentinos, inclusive, estão treinando no centro de treinamentos do Inter Miami, o mesmo dos brasileiros. Cada clube usou um campo do complexo em Fort Lauderdale nos últimos dias.
A equipe do técnico Martín Demichelis está nos Estados Unidos desde o dia 4 de janeiro e vai encerrar sua pré-temporada em solo americano após o amistoso contra o Vasco.
O time argentino já venceu dois adversários nos EUA. A primeira partida foi contra o Monterrey-MEX, no Texas, com vitória por 1 a 0 – gol de Lucas Beltrán. No último sábado, bateu o Millonarios-COL por 2 a 0, em Fort Lauderdale, com gols de Emanuel Mammana e Miguel Borja.
Demichelis tem aproveitado a pré-temporada para fazer testes. O primeiro amistoso foi disputado com a equipe principal, enquanto na segunda partida os reservas foram escalados.
A tendência é que contra o Vasco o treinador escale uma equipe similar à que venceu o Monterrey, com grande parte dos titulares em campo. Nos dois jogos, o River Plate jogou melhor no segundo tempo após uma primeira etapa morna. Com Demichelis, a equipe ganhou consistência defensiva como um dos pontos mais fortes.
Há três jogadores adversários para Barbieri ficar de olho: Enzo Pérez, exímio marcador; Paradela, que vive bom momento no clube; e Nacho, que retornou recentemente ao River e é a cabeça pensante. O meia vem de duas temporadas pelo Atlético-MG e conhece bem o futebol brasileiro.
O provável time do River Plate: Armani; Herrera, Maidana, Pirez, Casco; Enzo Pérez, Aliendro; Paradela, Nacho, Solari e Borja.
Orellano participou de eliminação do River na Libertadores
Um dos reforços do Vasco para a temporada 2023, o argentino Luca Orellano tem histórico recente com o adversário do clube em Orlando. No ano passado, o atacante estava em campo quando o Vélez eliminou o rival nas oitavas de final da Libertadores.
Orellano não marcou o gol da vitória do Vélez por 1 a 0, mas foi um dos destaques da partida de ida no Estádio José Amalfitani. O gol foi marcado por Lucas Janson.
O reforço vascaíno também esteve em campo no empate em 0 a 0 pelo jogo de volta. Pode ser um trunfo de Barbieri para enfrentar o adversário argentino nesta terça.
O atacante tem sido elogiado internamente e agrada à comissão técnica. Sua escalação como titular, porém, ainda não é certa. Orellano foi utilizado no time principal por Barbieri, mas o treinador tem feito muitos testes a fim de definir a equipe ideal.
Rivalidade de quase um século
Os jogos mais marcantes do Vasco contra o River Plate são, sem dúvidas, os da semifinal da Libertadores de 1998. O time brasileiro passou pelos argentinos e se sagrou campeão do torneio.
Em São Januário, na ida, venceu por 1 a 0, com gol de Donizete. Só que foi a volta que marcou: o River vencia por 1 a 0, no Monumental de Núñez, mas Juninho Pernambucano calou o estádio com um gol “monumental” de falta no fim (relembre no vídeo abaixo). Na final, a equipe vascaína venceu o Barcelona de Guayaquil duas vezes para levantar a taça.
Ao longo da história foram 14 partidas, com seis vitórias do Vasco, três do River e cinco empates.
Em 1948, no Chile, as equipes disputaram o título do Campeonato Sul-Americano, que reuniu os principais clubes do continente. O “Expresso da Vitória” precisava apenas de um empate para levantar a taça e conseguiu: o jogo terminou empatado sem gols.
Os times se encontraram em mais uma semifinal, a da Copa Mercosul, em 2000. Na ida, com estrela de Romário na Argentina, os cariocas golearam por 4 a 1 (relembre no vídeo abaixo). Na volta, venceram novamente, mas por 1 a 0. O torneio ficou marcado pela “virada do século” na final, quando o Vasco venceu o Palmeiras por 4 a 3. A equipe que tinha Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano saiu atrás no primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 3 a 0.
Os confrontos entre Vasco x River Plate:
1935: Vasco 1 a 4 River Plate – amistoso em São Januário
1947: Vasco 1 a 1 River Plate – Copa Atlântico no Uruguai
1948: Vasco 0 a 0 River Plate – Campeonato Sul-Americano no Chile
1961: Vasco 1 a 2 River Plate – Torneio Octogonal de Verão na Argentina
1980: Vasco 3 a 2 River Plate – Troféu Joan Gamper na Espanha
1997: Vasco 1 a 5 River Plate – fase de grupos da Libertadores em São Januário
1997: River Plate 2 a 0 Vasco – fase de grupos da Libertadores na Argentina
1998: Vasco 1 a 0 River Plate – semifinal da Libertadoresem São Januário
1998: River Plate 1 a 1 Vasco – semifinal da Libertadores na Argentina
2000: River Plate 1 a 1 Vasco – fase de grupos da Mercosul na Argentina
2000: Vasco 0 a 0 River Plate – fase de grupos da Mercosul em São Januário
2000: River Plate 1 a 4 Vasco – semifinal da Mercosul na Argentina
2000: Vasco 1 a 0 River Plate – semifinal da Mercosul em São Januário
2017: Vasco 1 a 0 River Plate – disputa pelo 3° lugar do Torneio da Flórida em Orlando
Fonte: GE