Saúde de São Gonçalo capacita profissionais sobre arboviroses

Brasil

Diagnóstico, sintomas e tratamentos de doenças como dengue foram abordados

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e o Departamento de Epidemiologia realizaram na Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo uma capacitação sobre as arboviroses: dengue, zika e chikungunya para profissionais da saúde, na manhã desta quinta-feira (19).

 O encontro, que teve o tema “Reunião sobre Vigilância das Arboviroses: Dengue, Zika e Chikungunya” teve como objetivo atualizar os profissionais dos serviços de saúde para os aspectos clínicos, vigilância, diagnóstico, notificação e humanização diante de um caso suspeito das doenças. 

 Participaram da qualificação representantes técnicos dos polos sanitários, PAMs, Unidades Municipais de Pronto Atendimento (Umpas) do Pacheco, Nova Cidade e Santa Luzia, Unidade de Pronto Atendimento do Colubandê, clínicas, hospitais públicos e particulares e enfermeiros dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica. Os participantes receberam o documento da apresentação para repassar para os profissionais das suas unidades de saúde.  

 “A capacitação passou mais conhecimentos, atualizações sobre as três doenças, identificação através das diferenças e, principalmente, a humanização no Sistema Único de Saúde (SUS). A intenção é promover a saúde de melhor qualidade para os usuários do SUS, começando pela recepção. Para isso, temos que melhorar sempre como pessoas, trabalhar com ética, responsabilidade, compromisso, respeito, sensibilização e colaboração”, disse o Dr. Luis Daniel Romero, do Cievs.

Fonte: Prefeitura de São Gonçalo