PM faz operação na Cidade de Deus e na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio

Brasil

Agentes de vários batalhões atuam na região com o apoio de blindados. Há 10 dias moradores de comunidades da Zona Oeste convivem com confrontos violentos entre traficantes e milicianos.

A Polícia Militar faz operações na Cidade de Deus e na Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quarta-feira (25).
Na Cidade de Deus, agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) ocupam a região com o reforço de outros dois batalhões e dois blindados. Durante a operação, dois traficantes foram presos e dois fuzis foram apreendidos.
Uma barricada imensa ocupa a rua do canal na comunidade, e os blindados não conseguem passar. Os policiais são obrigados a desembarcar das viaturas e continuar a varredura a pé. Eles fazem buscas por bandidos, armas e drogas.
As investigações indicam que traficantes da Cidade de Deus tentam tomar da milícia o controle da comunidade Gardênia Azul há pelo menos 10 dias.
Na Gardênia Azul, a ação é feita por agentes do Batalhão de Choque.
Resumo
Os confrontos começaram na semana passada, ora entre facções rivais, ora entre criminosos e forças de segurança.
Comunidades da Zona Oeste do Rio são majoritariamente dominadas pela milícia. A Cidade de Deus é uma exceção e está sob o jugo de traficantes do Comando Vermelho há anos.
A polícia identificou uma movimentação do tráfico para tomar da milícia algumas dessas áreas: Muzema, Gardênia Azul e até Rio das Pedras. A Cidade de Deus seria o “QG”, e o Morro do Banco, “base avançada” da invasão;
Nesta terça, a polícia foi até a Cidade de Deus, e houve confronto;
A Cidade de Deus e a Gardênia Azul amanheceram com operações da PM.

Moradores de comunidades da Zona Oeste do Rio convivem há cerca de 10 dias com confrontos violentos entre traficantes e milicianos que, segundo investigações da Polícia Civil, podem estar relacionados com invasões de regiões por grupos criminosos rivais aos que já têm o domínio territorial.
Na noite desta terça-feira (24), houve mais uma intensa troca de tiros na Cidade de Deus.
Os confrontos atuais ocorrem nas regiões da Muzema e Gardênia Azul e estão relacionados com criminosos da Cidade de Deus, que estariam participando de pelo menos uma das invasões.
As duas primeiras regiões são há anos dominadas por milicianos e a última, por traficantes.

Além dos tiroteios, moradores relatam toques de recolher nas comunidades invadidas e até em regiões vizinhas, como Rio das Pedras.

Fonte: G1