Uma criança de 2 anos morreu vítima de um desabamento de uma casa causado pelas chuvas que atingiram o Rio na noite desta terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, a criança foi resgatada já sem vida no Morro do Cruz, na Tijuca, Zona Norte. Mais cedo, um homem de 27 anos morreu em Saquarema, na Região dos Lagos, atingido por um raio.
Em Saquarema, na Região dos Lagos, os bombeiros foram acionados pouco depois das 14h desta terça-feira para socorrer um homem atingido por um raio, na Alameda Praia de Jaconé, no bairro Vilatur. Ao chegar no local, a equipe da corporação já encontrou Haroldo A. Júnior, de 27 anos, sem vida.
Estágio de alerta
O município entrou em estágio de alerta às 20h desta terça-feira, devido à forte chuva que atinge diversos pontos da cidade. De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, houve registros de alagamentos em bairros das zonas Oeste, Sul e Norte. No início desta noite, foram acionadas 113 sirenes em comunidades localizadas em áreas de risco para deslizamentos e escorregamentos. A chuva intensa também gerou problemas e afetou a circulação dos trens da SuperVia: segundo a concessionária, os ramais Japeri e Santa Cruz aguardam ordem de circulação.
O estágio de alerta é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade, ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões. A cidade estava em estágio de atenção desde às 17h40 desta terça, devido às condições do tempo. Os registros de chuva marcaram acima de 25mm/15min nas estações Jardim Botânico (30,4 mm), Vidigal (26,8 mm) e Tijuca/Muda (25,8 mm). Por volta das 22h30, a cidade registrava 97km de engarrafamento. A média para o horário é de 5km em todo o município.
Em Bonsucesso, a Rua Uranos ficou submersa após o temporal. Imagens de um vídeo publicado nas redes sociais mostram ondas batendo contra as paredes do comércio na via. Um carro de polícia é flagrado coberto até a altura da janela.
Em Manguinhos, um vídeo que flagrou o alagamento na Avenida dos Democráticos mostra a superfície da água cercada de lixo, cobrindo os carros que boiavam na via.
Em Rocha Miranda, um vídeo mostra policiais atravessando, de moto, a Avenida dos Italianos, esquina com a Rua Taquarichim, com água até a altura do joelho.
Da Redação: Maicom Nascimento