Milhares ainda estão desaparecidos mais de 40 horas após o tremor, o pior em mais de 80 anos na região.
Mortes passam de 9 mil
O número de vítimas pelo terremoto já passa de 9 mil, somando os mortos na Turquia e na Síria.
Nesta quarta-feira (8), a Turquia informou que o balanço das mortes no país subiu para 7.108. Na Síria, são mais de 2.000 vítimas registradas.
No terceiro dia após o tremor, o pior na região há 80 anos, milhares de pessoas seguem debaixo dos escombros, e equipes de resgate enfrentam temperaturas negativas e horas de trabalho sem parar para tentar encontrar sobreviventes.
Bom dia. Retomamos nossa cobertura sobre o terremoto que devastou a região central da Turquia e o norte da Síria.
Ajuda humanitária é urgente no noroeste da Síria, onde guerra dificulta socorro após terremoto
“O que nos preocupa nesse momento é como faremos a resposta nessa região da Síria, onde atualmente já existem mais de 4 milhões de pessoas que dependem de assistência humanitária permanente”, diz em entrevista à RFI a brasileira Fernanda Baumhardt, que atua como humanitária no Conselho Norueguês para Refugiados (NORCAP).
Número de mortos chega a mais de 7,8 mil
O número de mortos no terremoto chegou a mais de 7.800 pessoas na terça-feira. As equipes de resgate trabalham contra o tempo e enfrentam um inverno rigoroso para retirar sobreviventes dos escombros.
Os números de mortos já contabilizados por país são os seguintes:
Turquia: 5,9 mil
Síria: 1,9 mil
Um funcionário da ONU disse que milhares de crianças podem ter morrido.
‘Achei que o prédio ia cair e liguei para me despedir do meu marido’, diz brasileira que vivenciou terremoto na Turquia
Segundo Bárbara Veber, todo o país está de luto depois da tragédia que já matou 5 mil pessoas; marido da brasileira é jogador de futebol que começou a carreira no Juventude e hoje atua no Kayserispor.
“Depois do segundo tremor uma vizinha me ligou dizendo que o apartamento dela estava com rachaduras na parede. Decidimos então sair do prédio”, diz Bárbara.
Número de mortos passa de 7 mil
Na Turquia, o número de mortos subiu para 5.434, informou o ministro da Saúde do país. Na Síria, o saldo é de 1.832 mortos, de acordo com o governo e um serviço de resgate no noroeste do país.
Dezenas de milhares de pessoas estão feridas ou ficaram desabrigadas em cidades da Turquia e do norte da Síria.
As autoridades turcas dizem que cerca de 13,5 milhões de pessoas foram afetadas em uma área de cerca de 450 km. As autoridades sírias relataram mortes até o sul de Hama, a cerca de 250 km do epicentro.
Pessoas soterradas estão enviando mensagens de voz para pedir socorro, relata jornalista
Reproduzir vídeo
Reproduzir
–:–
/
–:–
Silenciar som
Tela cheia
Terremoto na Turquia e na Síria: resgates emocionantes
Desde cedo, estamos contando que há ainda milhares de pessoas desaparecidas, e um esforço enorme dos trabalhos de busca para encontrar pessoas debaixo dos escombros.
Um jornalista turco relatou à rede BBC que vem recebendo pedidos de socorro por celular de gente que está soterrada.
As pessoas ainda estão sob os prédios [desmoronados] e precisam de ajuda”, diz Ibrahim Haskologlu. “Elas estão nos dizendo onde estão e não podemos fazer nada”, diz Haskologlu.
Fonte: G1