Mortes no terremoto na Turquia e na Síria passam de 15 mil; ACOMPANHE AO VIVO

Internacional

Milhares ainda estão desaparecidos mais de três dias após o tremor, o pior em mais de 80 anos na região. Crescem protestos por estrutura precária de edifícios.

Após embate político, primeiro comboio de ajuda humanitária chega à Síria
O primeiro comboio da Organização das Nações Unidas (ONU) levando ajuda humanitária às vítimas e afetados pelo terremoto na Síria chegou nesta quinta-feira (9) ao país.
O comboio, com equipes de resgate internacionais e suprimentos, entrou no país pela fronteira com a Turquia, na região de Bab Al Hawa.
Na Síria, os tremores abalaram principalmente o noroeste do país, que é controlado por jihadistas e rebeldes, o que dificulta o socorro às vítimas. Os países que não têm relação com o governo sírio estão enviando doações diretamente a ONGs para ajudar os impactados pelo terremoto.

Já são mais de 15.823 as mortes confirmadas no terremoto de magnitude 7,8 que abalou a região central da Turquia e o norte da Síria na segunda-feira (6).
Na Turquia, o balanço oficial na manhã desta quinta-feira (9) é de 12,873. Já o governo e os rebeldes da Síria – que controlam parte do norte do país – contabilizam 2.950

Veja como fazer doações para ajudar as vítimas dos tremores na Síria e na Turquia aqui.

Após terremoto, Síria precisa de ajuda para comprar remédios e alimentos, diz embaixadora no Brasil
“Estamos precisando de todo tipo de ajuda humanitária. Estamos precisando de alimentos e produtos não alimentícios, como barracas para que a gente possa equipar os centros de abrigo abertos para as pessoas que deixaram suas casas com medo de que desabassem. E o número ultrapassa 280 mil pessoas. Precisamos de equipamentos que ajudem a defesa civil em seu trabalho, materiais médicos, remédios, ambulâncias e até combustível, estamos com escassez de combustível”, acrescentou.

Lula autoriza envio de ajuda humanitária à Turquia
O Brasil enviará uma equipe de busca e resgate urbano, composta por até 22 especialistas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“O grupo ainda contará com o suporte de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. O efetivo seguirá para Ancara, capital turca, a bordo de uma aeronave cargueira KC-390, também da FAB”, disse o governo em nota.

Terremoto na Turquia está entre os mais mortais do mundo das últimas décadas
Tremor mais devastador do período aconteceu no Haiti, em 2010, e deixou 316 mil mortos.

Fonte: G1