Ele desembarcou na capital norte-americana acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Comitiva brasileira vai ficar em tradicional propriedade que recebe líderes estrangeiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou no fim da tarde desta quinta-feira (9), horário local, a Washington, capital dos Estados Unidos.
Na sexta-feira (10), ele tem reunião com o presidente norte-americano, Joe Biden.
Na capital dos Estados Unidos, Lula ficará hospedado na Blair House, propriedade que costuma receber líderes estrangeiros e que fica a 200 metros da Casa Branca, residência oficial do governo norte-americano (conheça mais aqui).
A viagem
A viagem carrega simbolismos e é vista com expectativa pelo entorno do dois presidentes. Isso porque:
Lula e Biden derrotaram nas urnas adversários que acenavam com a extrema-direita, Jair Bolsonaro e Donald Trump.
Ambos assumiram os cargos em um cenário de denúncias infundadas de fraude eleitoral que levaram a ataques contra sedes dos três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro, e contra o Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.
Entre a vitória de Lula, no fim de outubro do ano passado, e a visita à Casa Branca, os dois presidentes já se falaram por telefone em duas ocasiões:
quando Lula foi declarado vencedor das eleições presidenciais;
em 9 de janeiro, um dia após os ataques golpistas aos prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto.
Fonte: G1