Temporais de calor, de frente fria e da ZCIT

Brasil

A maior parte do país está coberta de ar úmido e quente, que permite a formação das grandes nuvens que provocam fortes pancadas de chuva.
O sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico (ASAS) se aproximou da costa do Sudeste reduzindo a nebulosidade e as condições para chuva sobre o Espírito Santo, parte de Minas Gerais, da da Bahia e também de Goiás e do Distrito Federal.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) espalha nuvens de chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte
O ar quente que está no Sul do Brasil e a chegada de uma frente fria aumentam o risco para temporais

Calor no Rio Grande do Sul

O estado do Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas muito altas nesta segunda-feira, que superaram os 40°C. O aeroporto de Pelotas, no sul do estado, registrou 42°C.

Confira as 5 maiores temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Brasil em 13/2/23

Quaraí (RS): 40,0°C
Uruguaiana (RS): 40,0°C
Rio Pardo (RS): 39,7°C
Bagé (RS): 39,2°C
Jaguaribe (CE): 39,2°C
Jaguarão (RS): 39,2°C

Previsão do tempo para 14/02/2023 -terça-feira

Região Sul
O forte calor e a chegada de uma frente fria espalham nuvens carregadas sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. A previsão é de tempestades no decorrer do dia em todas as regiões do estado. Há perigo de granizo, muitos raios ,chuva muito volumosa e rajadas de vento em torno dos 80 km/h.
Em Santa Catarina e no Paraná podem até ocorrer períodos com sol, entre muitas nuvens, mas também tem previsão de temporais , principalmente à tarde e à noite.
As três capitais do Sul do Brasil ficam sujeitas a temporais.

Região Sudeste
Dia quente e abafado em todo o Sudeste. O sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico (ASAS) deixa quase o Espírito Santo, o Centro, Norte e Leste de Minas Gerais com sol o dia todo e algumas nuvens. O sul capixaba pode ter algumas pancadas de chuva à tarde. Para as demais regiões de Minas Gerais, no Rio De Janeiro e em São Paulo, a previsão é de períodos com sol preferencialmente pela manhã, aumento da nebulosidade no decorrer do dia e pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite. Pode chover forte, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro e também a região serrana fluminense.

Região Centro-Oeste
Calor e muita umidade no Centro-Oeste continuam sendo observados sobre grande parte da Região. A maioria das áreas da Região passa o dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, mas que não se prolongam por muito tempo. O Norte de Goiás e o Distrito Federal têm menor chance de chuva .
No oeste e no sul de Mato Grosso do Sul, as nuvens ficam mais carregadas e pancadas de chuva são mais frequentes no decorrer da tarde.

Região Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical espalha nuvens carregadas sobre o norte do Nordeste aumentando as condições para chuva. O norte e o litoral dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará têm períodos com sol e pancadas de chuva com raios frequentes, a qualquer hora e que podem ser fortes.
Muito sol o dia todo no interior da Bahia, em Sergipe e em Alagoas. Não chove nestas áreas. O litoral baiano tem sol e chuva passageira. No restante do Nordeste, o sol aparece por várias horas e ocorrem pancadas de chuva com raios.

Região Norte
Áreas de instabilidade crescem sobre a Região Norte do Brasil, com a grande disponibilidade de ar quente e úmido. A proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – reforça a chuva sobre o Pará e o Amapá.
Toda a Região Norte tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que podem ocorrer a qualquer hora. Há risco de chuva forte.

Alertas meteorológicos para 14/02/2023 -terça-feira

Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Teresina, Fortaleza e Natal

Alerta especial: Rio Grande do Sul (exceto o planalto e a serra) em situação de perigo de temporal e chuva muito volumosa, com queda de granizo, com potencial para grandes transtornos para a população como enchente, alagamento, queda de árvores e interrupção de energia.

Alerta para temporais no planalto e serra do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no centro, sul, oeste e sudeste do Paraná, na serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba (estado de São Paulo), no Sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Médio Paraíba (sul do RJ) e região serrana do Rio de Janeiro, litoral do Ceará, litoral e oeste do Maranhão, nordeste e litoral do Pará, Amapá, Rondônia (exceto o sul do estado), sudoeste do Amazonas.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte no leste e norte do Paraná, em São Paulo (exceto no Vale do Paraíba e na Mantiqueira), no Grande Rio, litoral sul fluminense, Norte/Noroeste do estado do Rio, Grande Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, extremo sul de Goiás, Mato Grosso do Sul, norte e oeste de Mato Grosso, Maranhão (exceto oeste e litoral), oeste, centro e norte do Piauí, interior do Ceará, centro-norte do Tocantins, Pará (exceto litoral e nordeste do estado, Roraima, Amazonas (exceto o sudoeste do estado), sul de Rondônia e Acre.

Fonte: G1