Volante brasileiro faz time ter salto de qualidade e é recompensado rapidamente após sair da zona de conforto no Real Madrid
Foram quase seis anos sem que o torcedor do Manchester United pudesse comemorar um título. O fim do jejum, longo para quem se acostumou com as glórias principalmente na era Ferguson, veio com vitória por 2 a 0 sobre o Newcastle na final da Copa da Liga Inglesa. Casemiro marcou o primeiro gol do jogo, mas fez bem mais que isso para recolocar o tradicional clube inglês no caminho dos títulos.
O volante, hoje com 31 anos, fez parte de um dos maiores times da história do futebol e tinha no Real Madrid, após conquistar sua quinta Champions League, entre outros troféus, uma zona de conforto bem desenhada. Tanto que a ida para a Inglaterra pegou alguns de surpresa. Ainda mais para um clube que não vinha sendo protagonista nos últimos anos – à sombra de Manchester City, Liverpool e Chelsea.
Mas Casemiro foi motivado pelo desafio e logo tornou-se peça-chave sob comando de Erik Ten Hag. O prêmio de melhor em campo na decisão de domingo é um retrato do salto de qualidade que o brasileiro deu ao time. É ele quem mais vence disputas, mais recupera bolas, mais desarma e mais intercepta no elenco do United. E tem mais: ainda é o segundo do elenco que mais cria chances desde o último 27 de agosto, data de sua estreia.
Manchester United com Casemiro em campo:
33 jogos
26 vitórias
4 empates
3 derrotas
65 gols marcados
26 gols sofridos
82,82% de aproveitamento (maior que o do líder Arsenal na Premier League)
Além da parte técnica, para um time que busca retomar o trilho das glórias, nada como ter vestindo a camisa um vencedor nato. Casemiro saiu vitorioso em 14 das 15 finais que disputou por clubes na carreira. Referência na posição há anos, seguir levantando taças ainda é algo motivador.
E já dá para querer mais ainda em 2022/23: o Manchester United está nas oitavas de final da Liga Europa, onde vai enfrentar o Betis, e pode até sonhar em tirar os oito pontos de diferença que tem para o líder Arsenal na Premier League. Com Casemiro em campo, dá para duvidar?
Finais de Casemiro por clubes:
Copa do Rei 2013/14 – Real Madrid x Barcelona ✅
Champions League 2015/16 – Real Madrid x Atlético de Madrid ✅
Supercopa da Uefa 2016 – Real Madrid x Sevilla ✅
Mundial de Clubes 2016 – Real Madrid x Kashima Antlers ✅
Champions League 2016/17 – Real Madrid x Juventus ✅
Supercopa da Uefa 2017 – Real Madrid x Manchester United ✅
Supercopa da Espanha 2017 – Real Madrid x Barcelona ✅
Mundial de Clubes 2017 – Real Madrid x Grêmio ✅
Champions League 2017/18 – Real Madrid x Liverpool ✅
Supercopa da Uefa 2018 – Real Madrd x Atlético de Madrid ❌
Mundial de Clubes 2018 – Real Madrid x Al Ain ✅
Supercopa da Espanha 2019 – Real Madrid x Atlético de Madrid ✅
Champions League 2021/22 – Real Madrid x Liverpool ✅
Supercopa da Uefa 2022 – Real Madrid x Eintracht Frankfurt ✅
Copa da Liga Inglesa 2022/23 – Manchester United x Newcastle ✅
Fonte: GE