Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) ficou atravessado nas duas pistas da Estrada do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, na manhã de terça-feira. A situação se deu durante uma manobra para a retirada da aeronave de uma garagem na Base Aérea do Galeão. Nas redes, motoristas relatam que ficaram parados por cerca de uma hora no local e reclamaram do bloqueio do trânsito.
A gigantesca aeronave é um quadrimotor turboélice de asa alta, que mede 40,4 metros de envergadura e 29,8 metros de comprimento e peso máximo de decolagem de 69,7 toneladas. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), a prefeitura não teve conhecimento dessa operação por parte da Base Aérea do Galeão, sabendo apenas pelo monitoramento das câmeras.
Por meio de nota, a Aeronáutica afirma que a ação foi para “a retirada de peças de uma aeronave leiloada” e que o “transporte ocorreu sob total responsabilidade da empresa que arrematou o material, não havendo qualquer atribuição da Força Aérea Brasileira (FAB) no processo”.