IMITAÇÃO DE CRISTO Capítulo VIII
Da familiaridade com Jesus

Igreja
  1. Quando Jesus está presente tudo é suave e nada parece difícil; quando Jesus se ausenta tudo se torna penoso. Quando Jesus não fala interiormente nenhuma consolação tem valor, mas basta que Ele diga uma só palavra, sentimo-nos plenamente consolados. Não vês Maria Madalena como se levantou logo do lugar em que estava a chorar, quando Marta lhe disse: “O Mestre aí está e chama-te” ? (João XI, 28). Hora feliz aquela em que Jesus chama das lágrimas à alegria espiritual! Como és árido e insensível sem Jesus! Que vaidade e loucura a tua se desejas alguma coisa fora de Jesus! Não é essa maior desgraça que se perderas todo o mundo?
  2. Que te pode dar o mundo sem Jesus? Estar sem Jesus, insuportável inferno; viver com Jesus, doce paraíso. Se contigo estiver Jesus nenhum inimigo te poderá fazer mal. Quem encontra Jesus encontra um precioso tesouro, ou melhor, um bem acima de todos os bens; quem perde a Jesus perde muito, muito mais que se perdera todo o mundo. Viver sem Jesus, indigência extrema; estar bem com Jesus, imensa riqueza.
  3. Grande arte, saber conversar com Jesus; saber conservar a Jesus, grande prudência. Sê humilde e pacífico e Jesus será contigo. Sê piedoso e comedido e contigo ficará Jesus. Bem depressa podes afugentar a Jesus e perder a sua graça se te derramares nas coisas exteriores; mas se O afugentares e perderes, a quem hás de recorrer e buscar por amigo? Sem amigo não poderás viver feliz e se Jesus não for teu amigo acima de todos os outros, indizível será a tua tristeza e desolação. Insensato serás, pois, se em outra pessoa puseres a tua confiança e a tua alegria. Antes ter todo o mundo contra si que ofender a Jesus. Que Ele, pois, te seja mais caro de todos os que te são caros.
  4. Amemos a todos por Jesus; a Jesus, por si mesmo. Só Jesus Cristo deve ser amado com amor singular, porque acima de todos os amigos, só Ele é bom e fiel. Por amor dEle e nEle ama os teus amigos e os teus inimigos; e ora por todos para que todos o conheçam e amem. Não desejes nunca uma preferência singular na estima e no amor dos homens; porque isso pertence só a Deus que não tem igual; não queiras que alguém se ocupe contigo em seu coração nem te ocupes tu com o amor dos outros, mas Jesus reine em ti e em todo o homem de boa vontade.
  5. Sê interiormente puro e livre, sem apego a criatura alguma. É mister desprender-se de tudo e oferecer a Deus um coração puro se queres descansar e ver quão suave é o Senhor. E, na verdade, não o conseguirás se não fores prevenido e atraído pela graça, de modo que, excluídas e desterradas todas as coisas, te possas unir só com Ele só. Porque quando a graça de Deus visita o homem, ele se sente com forças para tudo; quando ela se afasta, torna-se logo pobre e fraco, como que reservado para o castigo. Mas ainda neste estado não deve abater-se nem desesperar, senão submeter-se de bom grado à vontade de Deus e sofrer por amor de Jesus Cristo tudo o que lhe sobrevier; porque ao inverno sucede o verão; à noite, o dia; e à tempestade, grande bonança.

www.apparitionstv.com