VOCÊ SABIA?

Igreja

Que o venerável Fulton Sheen de Nova York, prelado de rito latino da Igreja Católica Apostólica Romana, liturgicamente se paramentou para celebrar a Divina Liturgia em rito bizantino? A primeira celebração dele no referido rito foi na Igreja de Santo Elias, no Brooklyn, EUA. Na ocasião, em 18 de junho de 1956, este bispo, com sanção papal, celebrou em paleoeslavo, a extinta língua dos eslavos orientais.

Embora os sacerdotes sejam obrigados a observar fielmente o seu próprio rito, alguns recebem ocasionalmente permissão para celebrar a liturgia de um rito diferente do seu próprio, pelo que é conhecido como uma concessão de “faculdades birrituais”. O motivo dessa permissão costuma ser para atender os católicos que não têm sacerdote de rito ao qual pertence. Não seria uma ingerência um bispo de rito latino oficiar a Liturgia num rito bizantino, oriental? De modo algum, se a Igreja Católica é uma só comunhão de 23 igrejas orientais “sui iuris” mais a igreja ocidental latina, então nenhum óbice há. O próprio Papa Francisco, quando fez visita apostólica a Bagdá, Iraque, em 2021, celebrou a Santa Missa no rito oriental caldeu. Foi a primeira vez na história que um Papa o fez neste rito!

Hoje é mais comum o birritualismo dentro do mesmo rito, como é o caso de certas comunidades latinas que celebrarem a Missa no rito romano Novus Ordo (Missa de Paulo VI) e no Vetus Ordo (Missa Tridentina).

Nota: O antigo eslavo eclesiástico (paleoeslavo) foi a primeira língua eslava literária. Embora extinto na forma usual, o idioma é usado até hoje como língua litúrgica por algumas Igrejas ortodoxas e greco-católicas dos povos eslavos. Foram os santos Cirilo e Metódio que promoveram esta língua litúrgica entre os eslavos, quando traduziram para esta língua a Bíblia e livros litúrgicos. Tamanho foi o empenho destes santos nesta cultura, que criaram o alfabeto próprio para as celebrações sagradas, e ficou conhecido também como alfabeto cirílico. Foi neste idioma – o paleoeslavo ou eslavo eclesiástico antigo – que Fulton Sheen oficiou a Missa! Nas imagens, ele trajado em ambos os ritos (latino-romano e eslavo-bizantino).

Texto substancialmente colhido da Página Orientalidades.