Na sexta, a chuva deve ser mais intensa no litoral do Paraná e na Baixada Santista. No sábado e domingo, no Litoral Norte e leste do Rio de Janeiro.
As chuvas fortes previstas para atingirem o estado de São Paulo durante a Páscoa, principalmente o litoral, podem superar os 100 mm em 24 horas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na quarta-feira (5), a Defesa Civil fez alerta para o temporal, que pode causar desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios.
Segundo o Inmet, na sexta-feira (7), as áreas de instabilidade perdem força na Região Sul do país, mas caminham em direção ao litoral do Paraná e de São Paulo, e devem provocar volumes significativos de chuva, podendo superar 100 mm em 24h em áreas localizadas, especialmente, na faixa entre o litoral do Paraná e a Baixada Santista.
Entre sábado (8) e domingo (9), as instabilidades aumentam entre o litoral norte de São Paulo e o leste do Rio de Janeiro, com possibilidade de chuvas superiores a 100 mm e chuvas ocasionais de intensidades variadas. Contudo, as chuvas continuam no restante do litoral paulista, com volumes significativos, também, na Baixada Santista.
Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 100 mm, seriam 100 litros de água em cada metro quadrado.
Outro destaque para São Paulo, segundo o instituto, é o potencial de pancadas de chuvas intensas, com rajadas de vento e trovoadas, porém, de duração mais limitada.
A Defesa Civil ressalta a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.
A atenção dos especialistas está ainda mais voltada para Baixada Santista, Itapeva, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Serra da Mantiqueira, onde haverá chuva forte e continua. Na capital, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Campinas a previsão é de chuva moderada.
“Recomendamos atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o Litoral Paulista. Devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no Litoral Norte, ressaltamos que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva”, diz nota.
Recomendações:
Ficar atento aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas
Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199
Não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.
A Defesa Civil SP mantém orientações por meio do aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS, e também o site www.spalerta.gov.br. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.
Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil estará, neste final de semana, de prontidão monitorando ininterruptamente as condições meteorológicas para acompanhar a formação e movimentação das chuvas em todo Estado. Os agentes de Defesa Civil Municipal realizarão vistorias em áreas de risco durante todos os dias.
Fonte: G1