CLEMENTE DE ALEXANDRIA NASCIDO NO ANO 150FOI UNS DOS PRIMEIROS A USA PROFESSAR A FÉ CATÓLICA!

Igreja

TAMBÉM FOI UNS DOS PRIMEIROS A ESCREVER SOBRE A DOUTRINA DO PURGATÓRIO IMAGENS, CRUZ VIRGINDADE PERPÉTUA DE MARIA ETC…NOTA: PARA NÃO ALONGAR VOU CITAR AQUI APENAS PEQUENOS TRECHOS:CLEMENTE DE ALEXANDRIA FOI UNS DOS PRIMEIROS A PROFESSAR SUA FÉ CATÓLICA!Pelo que foi dito, então, é minha opinião que a verdadeira Igreja, aquela que é realmente antiga, é uma, e que nela aqueles que, de acordo com o propósito de Deus são justos, estão inscritos. Pois, da mesma razão que Deus é um, e o Senhor um, o que é no mais alto grau honroso é louvado em conseqüência de sua singularidade, sendo uma imitação do primeiro princípio. Na natureza do Uno, então, está associada em uma herança comum a única Igreja, a qual eles se esforçam em dividir em muitas seitas. [ + ]Portanto, em substância e idéia, em origem, em preeminência, dizemos que a antiga e católica Igreja está sozinha, coletando como faz na unidade da única fé – que resulta dos Testamentos peculiares, ou melhor, o Testamento único em tempos diferentes pela vontade do único Deus, através de um só Senhor – aqueles já ordenados, a quem Deus predestinou, sabendo antes da fundação do mundo que eles seriam justos. [ + ] Mas a preeminência da Igreja, como princípio de união, é, em sua unicidade, superar todas as outras coisas, e não ter nada igual ou igual a si mesma. Mas disso depois. [ + ] Das heresias, algumas recebem sua denominação do nome de [pessoa], como a que é chamada depois de Valentino, e depois de Marcião, e depois de Basilides, embora se gabem de aduzir a opinião de Mateus [sem verdade]; porque, assim como o ensino, também a tradição dos apóstolos era uma só. Alguns levam sua designação de um lugar, como os Peratici; alguns de uma nação, como a [heresia] dos frígios; alguns de uma ação, como a dos Encratitas; e alguns de dogmas peculiares, como o dos Docetae e o dos Harmatitas; e alguns de suposições e de indivíduos que eles honraram, como os chamados Cainistas e os Ofianos; e alguns de práticas nefastas e enormidades, como os dos simonianos chamados de Entychites. Livro Clemente de Alexandria Stromata 7 ch 17 (150-215 ad).Pois o apóstolo diz: “Todas as outras coisas compram do matadouro, sem fazer perguntas”, com exceção das coisas mencionadas na epístola católica de todos os apóstolos, “com o consentimento do Espírito Santo”, que está escrito em Atos dos Apóstolos, e transmitido aos fiéis pelas mãos do próprio Paulo.Clemente de Alexandria Stromata livro 4 ch 15 (150-215 ad)CLEMENTE FOI UM DOS PRIMEIROS A USAR A IMAGEM DO PEIXE COMO UM SÍMBOLO DOS CRISTÃO:PEIXE: O peixe foi um dos mais importantes símbolos de Cristo paraos primeiros cristãos.Em grego, a frase “Jesus Cristo, Filho do Salvador de Deus, “é” Christos Iesous Theou Yios Soter. “Em grego essaspalavras, juntas, soletram “ichthys”, o gregopalavra para “peixe” (ICQUS).Umas das mais antiga referência literária ao peixe como símbolo cristãofoi feito por Clemente de Alexandria, queaconselhou os cristãos a usar uma pomba ou peixe como selo.ESCREVEU:São Clemente de Alexandria – “E que nossos selos sejam uma pomba ou um peixe, ou um navio que foge diante do vento, ou uma lira musical, que Polícrates usou, ou uma âncora de navio, que Seleuco foi gravada como um dispositivo; e se houver uma pesca, ele se lembrará do apóstolo e os filhos serão retirados da água. ”(The Instructor Book III Chapter 11)SÃO CLMENTE FOI UNS DOS PRIMEIROS A CHAMAR A LETRA T DE (TAU)São Clemente de Alexandria, no século III, chamava a letra T (tau), símbolo da cruz, de “figura do sinal do Senhor” (Stromateis VI 11)*.SÃO CLEMENTE ROMANO FOI UNS DOS PRIMEIROS A ESCREVER SOBRE O PURGATÓRIO:Clemente de Alexandria (c. Antes de 215 dC):”Na outra vida haverá dois fogos, um ‘devorando e consumindo’ um pelo incorrigível, e para o resto, um fogo que ‘santifica’ e ‘não consome, como o fogo da forja,’ um ‘prudente “fogo inteligente que penetra na alma que passa por ele. (Clemente de Alexandria, Stromata 8.6, c. antes de 215 dC).EM OUTRAS PARTES ELES ESCREVE:(Στρωματεις), fala da purificação pelo “fogo” que a alma sofre posteriormente à morte, quando não atingiu a plena santidade:”Através de grande disciplina o crente se despoja das suas paixões e passa a mansão melhor que a anterior; passa pelo maior dos tormentos, tomando sobre si o arrependimento das faltas que possa ter cometido após o seu batismo. Então, é torturado mais ao ver que não conseguiu o que os outros já conseguiram. Os maiores tormentos são atribuídos ao crente porque a justiça de Deus é boa e sua bondade é justa; e estes castigos completam o curso da expiação e purificação de cada um” (Stromata Livro 7, Capítulo 14).”Porém, nós dizemos que o fogo santifica não a carne, mas as almas pecadoras; referindo-se não ao fogo comum, mas o da sabedoria, que penetra na alma que passa pelo fogo” (Stromata Livro 7, Capítulo 6).CLEMENTE DE ALEXANDRIA SOBRE A VIRGINDADE DE MARIA:“Muitos mesmo em nossos dias pensam que Maria é uma mulher que sofreu dores no parto no nascimento de seu filho. Na realidade não sofreu dores de parto. Porque alguns dizem que, depois que pariu a seu Filho, uma parteira a examinou e a encontrou virgem. Assim são para nós as Escrituras do Senhor: dão à luz a verdade e permanecem virgens porque os mistérios da verdade permanecem ocultos. “Deus a luz e não deu a luz” (Is 7,14; Jb 21,10; cita não literal; cf. Atos de Pedro, 24), diz a Escritura, como concebeu de si mesma, e não ajudada pela união de um acompanhante (lit.: acoplamiento).” (Stromata 7,16).

por: Edmilson Silva