⚜️26 de abril- Dia de N. S. do Bom Conselho⚜️

Igreja


Origens
Nossa Senhora do Bom Conselho é um dos títulos da Virgem Maria. A imagem está hoje exposta na cidade de Genazzano, Itália, na Igreja dedicada a ela. As origens desse ícone estão mescladas a histórias fantásticas e milagres. A história se divide em duas partes. A grande maioria dos relatos relaciona a imagem de Nossa Senhora de Shkodra, que significa Bom Conselho, venerada na Albânia e o ícone que é hoje venerado em Genazzano.
O começo da história na Albânia
Na Albânia, a Virgem Maria era venerada há séculos sob este e vários outros títulos. Havia no país várias capelas dedicadas a ela. Uma delas, especialmente, tornou-se um grande centro de peregrinações no tempo das guerras contra os turcos Otomanos. Trata-se da Capela de Shkodra, que significa “Bom Conselho”. Lá, havia um ícone de Nossa Senhora que era venerado.
O ícone sai da capela
Certo dia, a cidade foi cercada pelos Otomanos. Então, dois albaneses muito devotos da Virgem, postaram-se diante da imagem e pediram a graça de escapar com segurança. Neste momento o ícone soltou-se do altar e, flutuando no ar, saiu da capela. Os dois homens, chamados De Sclavis e Gjorgji, seguiram o ícone flutuante. Seguindo a imagem, eles escaparam do cerco e chegaram a Roma. Lá, o ícone desapareceu.
Passado algum tempo, os dois ouviram falar sobre uma imagem de Nossa Senhora que tinha aparecido milagrosamente na cidade de Genazzano. Decidiram, então, ir para lá. Ao chegarem, reconheceram de pronto a imagem como sendo a mesma que era venerada em Shkodra e que os tinha guiado até Roma.
O tempo passou. Então, o Papa Sisto III pediu ajuda a todos os fiéis para efetuar restaurações na Basílica de Santa Maria Maggiore. O povo de Genazzano destacou-se pela generosidade. Por isso, o papa doou à cidade um terreno. Nele, foi erguida uma bela igreja dedicada a Nossa Senhora do Bom Conselho.
Na Itália e na Albânia ela continua sendo venerada. É a padroeira da Albânia.

Fontes diversas