Santa Zita “Virgem”27 De Abril

Igreja

Zita nasceu por volta de 1218 em Monsagrati, no centro-norte de Itália, no seio de uma família muito pobre. Eram tempos de forte demarcação social. Os seus pais instruíram-na na fé. Ainda criança vendia legumes pelas ruas de Lucca. Aos doze anos, como muitas outras meninas da sua idade, foi trabalhar como criada na casa de uma nobre família.

Apesar do trabalho e das responsabilidades Zita ia todos os dias à missa. Pouco a pouco Zita foi ganhando o zelo e a consideração da nobre família. Confiaram-lhe o serviço da casa, o qual Zita desempenhava com o máximo aprumo e diligência mas não descurava a sua vida de oração.

Era a Zita que cabia a missão de distribuir as esmolas pelos mais pobres, para quem reservava comida, que retirava da sua própria refeição, e oferecia roupa sua. Depois de uma vida exemplar e de cinquenta anos de serviço na mesma casa, foi aí que morreu no dia 27 de abril de 1278. Não só os patrões mas toda a comunidade de Lucca se ajoelhou perante o seu caixão. Foi canonizada pelo Papa Inocêncio XII em 1696. O Papa Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas.

Em Portugal, Monsenhor Joaquim Alves Brás fundou em 1931 a Obra de Santa Zita. Esta obra é espiritual e materialmente sustentada pelo instituto Secular das Cooperadoras da Família, também fundado por Monsenhor Brás. Inicialmente dedicava-se à formação e qualificação das empregadas domésticas e à assistência a idosos. Hoje o seu apoio centra-se mais na família.