Após 27 anos, Copa do Brasil terá 15 dos 16 classificados para oitavas de final na Série A; veja histórico

Esportes

Única vez que isso ocorreu foi em 1996, quando a competição era bem menor e as oitavas de final já correspondiam à segunda fase; este ano Sport é o único fora da elite

A Copa do Brasil de 2023 repetiu um feito ocorrido apenas uma vez em todas 35 edições já disputadas. A de contar com 15 dos 16 classificados para as oitavas de final presentes na Série A do Campeonato Brasileiro. O maior número já registrado.

A única vez que a hegemonia dos times da elite nacional foi tão grande ocorreu há 27 anos, em 1996, quando a Copa do Brasil era muito menor que a atual, com a participação de apenas 40 clubes. Menos da metade do número atual, de 92 equipes.

Para se ter uma ideia, em 1996 as oitavas de final já correspondiam à segunda fase. No formato atual, será a quarta fase.

Ao longo de mais de três décadas, a Copa do Brasil, de fato, passou por diversas mudanças. De 2001 a 2012, os clubes brasileiros que disputavam a Libertadores não jogavam a competição nacional no mesmo ano. O que naturalmente aumentou as chances de avanço de clubes de divisões inferiores, apesar das equipes da Série A sempre estarem em maioria.

Em 2006, foi registrado o menor número de times da Série A nas oitavas de final da Copa do Brasil. Foram apenas seis equipes, contra cinco da Série B, três da Série C e dois clubes sem divisão nacional (a Série D só foi criada em 2009 pela CBF).

A média de presença dos clubes da Série A nas oitavas da Copa do Brasil entre 2001 e 2012 foi de 10 por cada edição. Com a volta da participação dos clubes brasileiros que disputavam a Libertadores, a partir de 2013, essa média subiu para 12,4.

Vale lembrar que de 2013 a 2020, os clubes da Libertadores entravam já nas oitavas, o que logicamente ajudou a aumentar essa média. Desde 2021, porém, a CBF reduziu esse “benefício” com os times da Libertadores, além dos campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B, entrando na terceira fase da Copa do Brasil, uma anterior às oitavas.

Já nas primeiras 12 edições da Copa do Brasil, quando o número de participantes variou de 64 a 32 clubes e as oitavas de final representava a segunda ou a terceira fase da competição, a média de equipes da Série A entre as 16 melhores foi de 11,9.

Fonte: GE