Com a 777, Vasco acelera renovações de promessas e tenta evitar novo “caso Andrey”

Esportes

Com a extensão de vínculo de Marlon Gomes, SAF chega a dez renovações com jovens do elenco em poucos meses, além de acertar novos vínculos com joias da base

Uma das principais apostas do Vasco para os próximos anos, Marlon Gomes recebeu das mãos de Josh Wander (sócio-fundador da 777 Partners), na última terça, uma camisa com o número 26, em referência à extensão de seu vínculo com o clube até 2026. No novo acordo, o clube adquiriu mais 15% e agora detém 85% dos direitos econômicos do meia de 19 anos – o Nova Iguaçu segue dono dos outros 15%.

Renovar os contratos dos jovens jogadores tem sido uma política da empresa desde que assumiu o controle do futebol do clube no ano passado. A ideia é evitar novas negociações arrastadas, como aconteceu com Andrey Santos, em que o Vasco se viu fragilizado por conta da proximidade do fim do vínculo.

Desde que adquiriu 70% da SAF do Vasco, em setembro, a 777 Partners deixou claro que, além do investimento em novas contratações, reforçar o elenco passaria também pela segurança no contrato de promessas da base que estão nos planos para os próximos anos. Nos últimos meses, dez “crias” do elenco profissional tiveram seus vínculos renovados pelo departamento de futebol, além de outras joias da base. Hoje o Vasco considera que todas suas maiores promessas têm contratos fortes e seguros.

Jovens com contrato renovado pela SAF:

Volante Andrey Santos (09/27) – posteriormente vendido ao Chelsea-ING
Goleiro Alexander (09/25) – posteriormente emprestado ao Avaí
Goleiro Halls (03/24)
Zagueiro Zé Vitor (12/26)
Volante Rodrigo (11/24) *
Volante Barros (12/26)
Meia Marlon Gomes (12/26)
Atacante Figueiredo (12/26)
Atacante Erick Marcus (12/27)
atacante Rayan (12/25)**
atacante Eguinaldo (08/27) ***

  • Rodrigo teve valorização salarial e valor da multa aumentado, mas o vínculo segue até 11/24.
    ** ainda não foi integrado definitivamente ao elenco profissional, mas é a atual maior promessa das categorias de base.
    *** teve o contrato renovado um pouco antes de a 777 assumir o controle, mas com aval da empresa.

Um mês antes de a SAF assumir de fato, o Vasco chegou a um acordo para comprar 70% dos direitos econômicos de Eguinaldo, que teve importante participação na Série B de 2022. Na ocasião, o atacante teve contrato renovado até 2027 e, apesar de a negociação ter sido tocada pelo clube, a 777 deu o aval para que o departamento de futebol firmasse o compromisso.

No início de abril, em reunião do Conselho de Administração com participação de Josh Wander, dono da 777, a SAF reforçou o plano de renovar com as principais promessas do Vasco.

Evitar “caso Andrey”
Além de valorizar jogadores que já têm entregado no time principal, o objetivo é não correr risco de perder jogadores em fim de contrato. A maioria das renovações concluídas pela SAF busca evitar um episódio parecido com o de Andrey Santos, que teve processo conturbado de renovação antes de ser vendido ao Chelsea na última janela.

Com contrato até agosto deste ano, Andrey começou a conversar com o Vasco pela renovação no primeiro semestre de 2022. Com a necessidade de segurar o cria, o clube se viu enfraquecido nas conversas, que só andaram após a chegada da SAF. De qualquer forma, não foi uma negociação simples. Por isso, a ordem agora é buscar os acordos com antecedência.

Dos jogadores citados acima, apenas os goleiros Alexander e Halls tinham contratos se encerrando no fim do ano passado. Os demais tinham vínculos até 2024 ou 2025, e o Vasco agiu cedo para garantir a permanência dos crias.

Fonte: GE