São Luís Maria Grignion De Montfort “Fundador”28 De Abril

Igreja

Luís Maria Grignion nasceu em Monfort, na região da Bretanha, França, em 1673. Descendente de uma família cristã, recebeu uma boa educação e em 1700 foi ordenado sacerdote.

O seu desejo era ser missionário noutros continentes mas acabou por ser enviado para Poitiers, no país que o viu nascer. Ganhou fama de pregação e todos queriam ouvir as suas palavras. Mas a vontade de ser missionário falava mais alto e Luís Maria fez uma viagem, a pé de Poitiers a Roma, para pedir permissão ao Papa. Clemente XI disse-lhe que a urgência, naquele momento, era pregar aos franceses que, viviam sob o conflito entre Roma e a doutrina jansenista, uma nova heresia.

Luís Maria obedeceu e passou a pregar nas cidades e no meio rural deixando um rasto de evangelização por onde passava. Numa linguagem acessível aos mais humildes, o sacerdote Luís tinha como característica importante da sua pregação a devoção a Maria Santíssima. Embora a Igreja daquele tempo questiona-se certos aspetos do culto mariano, ele pregava a veneração sem excessos, firme e constante a Maria, a Mãe de Deus.

Escreveu o tratado da “Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Os seus textos foram publicados em 1842 e tornaram-se os fundamentos da piedade mariana. Em meados de 1712, Luís Maria de Montfort, elaborou as Regras e fundou uma nova ordem masculina: a Companhia de Maria (Monfortinos). Fundou também um ramo feminino: as Filhas da Sabedoria.

O padre Luís acompanhou apenas o inicio da Companhia dado que faleceu no dia 28 de abril de 1716, poucos anos depois da sua aprovação. Em 1974 o Papa Pio XII proclamou-o santo.