Travessia chega ao fim nesta sexta-feira (5), depois de quase sete meses no ar, como um dos maiores fracassos da história do horário nobre da Globo. A trama de Gloria Perez não vai deixar saudade: foi mal de repercussão, derrubou a audiência em todo o Brasil e, seu pecado mais grave, fez o faturamento da emissora cair devido à falta de apelo com o público.
O Notícias da TV teve acesso exclusivo a dados comerciais e de audiência da novela protagonizada por Lucy Alves, Chay Suede, Romulo Estrela e Jade Picon. Em São Paulo, principal referência para o mercado publicitário, Travessia chega ao fim com 24,1 pontos de média em 179 capítulos. No ranking histórico de novelas das nove, o folhetim só teve mais audiência do que Um Lugar ao Sol (2021), que fechou sua trajetória em 22,3 pontos.
Para piorar a situação, o remake de Pantanal (2022), sua antecessora no horário, tinha marcado 29,6 pontos em sua média geral em São Paulo. Ou seja, Travessia derrubou em 20% a audiência paulista –o que significa que dois em cada dez telespectadores mudaram de canal ou desligaram a TV e foram fazer outra coisa da vida.