Globo se irrita com “investigação sem fim” sobre monopólio nas transmissões esportivas

Entretenimento

Cade investiga a emissora desde 2019, mas até o momento não conseguiu provar que tenha havido irregularidade nos contratos

Nos últimos dias, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) renovou por mais 60 dias o inquérito administrativa para investigar a TV Globo sobre um suposto monopólio nas transmissões esportivas. A situação deixou o comando da emissora irritado, segundo o “Notícias da TV”.

De acordo com o colunista Gabriel Vaquer, a emissora vê a acusação de monopólio como infundada e está tranquila em relação a isso, mas tem se irritado com a sequência de sucessivas renovações do inquérito, pois nada de novo surge.

A “briga” começou em 2019 quando alguns clubes venderam os direitos de transmissão do Brasileirão em TV fechada ao grupo Warner em detrimento da Globo.

Estes clubes alegavam que o canal da família Marinho pagava menos dinheiro a eles nos demais direitos de transmissão (TV aberta e pay-per-view) por terem fechado com a Warner.

A cúpula da Globo entendia que o Cade não encerrava o inquérito por causa do governo de Jair Bolsonaro, que terminou em dezembro do ano passado.

No entanto, com a nova renovação por mais 60 dias (até julho deste ano), a diretoria acredita que o órgão prolonga o caso para tentar prejudicar a empresa de alguma forma.

Se até julho nada de novo aparecer, o inquérito pode ser novamente prolongado por mais dois meses ou então encerrado.

“Tendo em vista as especificidades do setor, o volume de informações constantes dos autos, as demais circunstâncias do caso concreto e a necessidade de complementação da instrução realizada, faz-se necessário tempo adicional para que os elementos trazidos aos autos possam ser analisados com a profundidade necessária e esperada”, diz trecho do documento revelado pelo “Notícias da TV”.

Globo mostra duelos do Brasileirão neste meio de semana
A emissora já definiu os jogos que vai transmitir nesta quarta-feira (10), no tradicional horário de 21h30 (de Brasília).

Em partidas da quinta rodada do Brasileirão, a Globo vai dividir as praças de transmissão e mostrar Palmeiras x Grêmio e Cruzeiro x Fluminense. A divisão ainda não foi revelada.

Da Redação.