No próximo sábado, 13 de maio, aquela que já foi a residência do Bispo de Roma – o Palácio Lateranense – adere à iniciativa “Noite dos Museus” promovida pela Superintendência Capitolina para o Patrimônio Cultural e abre as portas das 17h às 23h. Os visitantes pagam um ingresso de valor simbólico e poderão prestigiar apresentações de música barroca.
O Palácio Lateranense vai participar da “Noite dos Museus 2023”, um evento promovido pela Superintendência Capitolina para o Patrimônio Cultural. No sábado, 13 de maio, das 17h às 23h (última entrada às 22h), os visitantes poderão passear pelas 10 salas nobres no primeiro andar do Palácio Apostólico e admirar os apartamentos do Papa abertos pela primeira vez em sua história. Tudo será acompanhado por apresentações de música barroca em diferentes salas do museu e executadas, com instrumentos de época, pelo Departamento de Música Antiga do Conservatório Santa Cecília de Roma. Uma oportunidade de sonhar através de uma viagem única imersa nas composições dos principais autores do século XVII italiano.
Recursos serão destinados às periferias
Para os interessados na iniciativa também está prevista a entrada ao Palácio Lateranense com um ingresso a preço reduzido: o público vai pagar um valor simbólico de 1 euro. No entanto, recomenda-se a reserva on-line a ser feita diretamente no site www.palazzolateranense.com/it, com ingressos que serão disponíveis enquanto tiver lugar.
Com a pré-venda on-line, o custo total sobe para 2,50 euros. Os recursos arrecadados com a venda dos ingressos serão usados para apoiar ações concretas de solidariedade e inclusão social, como as outras iniciativas semelhantes promovidas pelo Palácio Lateranense. Em particular, a renda da Noite dos Museus será destinada ao ‘Next Gen Together’, um projeto da diocese de Roma para a inclusão social e digital das periferias.
Fonte: Vatican News