Alvinegro reencontra o Athletico-PR após duelo na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022 que valeu vaga na Libertadores
O Botafogo voltará a Arena da Baixada para um jogo decisivo pouco mais de seis meses depois da última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, quando entrou em campo valendo uma vaga na Libertadores de 2023 contra o Furacão e acabou derrotado por 3 a 0.
Pela frente, o Glorioso terá um longo tabu para quebrar: a última vez em que venceu o Athletico-PR em Curitiba por qualquer competição faz praticamente 15 anos. Foi em 2008, um sonoro 3 a 0 com gols de Lúcio Flávio, Jorge Henrique e Túlio
Desde então, foram 12 jogos do Athletico como mandante contra o Botafogo, com nove vitórias e três empates, sendo o último encontro justamente o que encerrou o Brasileirão de 2022.
Se o retrospecto da capital paranaense não é dos melhores, os torcedores alvinegros podem se apegar ao histórico de confrontos mata-mata entre as equipes. Foram dois encontros, um na Copa do Brasil, em 1999, outro na Copa Sul-Americana, em 2009, ambos com classificação do Glorioso mesmo sem vencer em Curitiba.
O torcedor mais supersticioso se apega ao fato de que os comandados de Luís Castro se especializaram em quebrar sequências semelhantes. O último tabu derrubado pelo treinador português foi da sequência de vitórias para abrir um Brasileirão. O clube não vencia os quatro primeiros jogos do torneio desde 1981 e fez cinco seguidos nesta temporada.
O Botafogo começa a decidir a vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil nesta quarta (17), às 21h30, na Arena da Baixada. A volta é 14 dias depois, na outra quarta-feira (31), também às 21h30, no estádio Nilton Santos. Ambos jogos serão transmitidos pela Globo.
Fonte: Ge