Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil; veja retrospecto, classificações e eliminações

Esportes

Rubro-Negro avançou em 22 das 26 eliminatórias nesta fase da competição

O Flamengo tem uma decisão contra o Fluminense na quinta-feira, às 20h, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Atual campeão, o Rubro-Negro tem tido um ótimo retrospecto na competição. Desde 2017, o clube esteve em todas as edições entre os oito melhores do torneio. Para manter a marca, precisa passar pelo rival.

Nas 27 edições de Copa do Brasil que disputou até hoje, esta é a 26ª vez que o Flamengo está nas oitavas de final. A única vez que não chegou até esta fase foi em 2016, quando caiu para o Fortaleza, ainda na segunda fase da competição.

Nas oitavas de final, o Flamengo só caiu em três oportunidades das 26 que disputou. Em comum, todas as vezes a equipe perdeu o primeiro jogo. Relembre todas as vezes:
1998 – Flamengo 5 x 7 Vitória (no agregado)
Em 1998, o Flamengo foi eliminado pelo Vitória nas oitavas de final com direito a chuva de gols. Na primeira partida, o Rubro-Negro foi goleado por 5 a 0 no Barradão e deixava uma missão inglória para o jogo da volta. Mesmo assim, o time buscou o placar no jogo da volta e contou com quatro gols de Romário, porém insuficientes para reverter o placar: 5 a 2 para os cariocas e 7 a 5 no agregado.

2005 – Flamengo 1 x 3 Ceará (no agregado)
Em 2005, foi a vez do Ceará aprontar para cima do Flamengo. Atuando em Campo Grande, o Rubro-Negro foi derrotado por 2 a 0 no jogo de ida. Na outra partida, o Vozão administrou o placar e empatou em 1 a 1 no Castelão. O gol rubro-negro foi marcado por Obina já no fim do jogo.

2015 – Flamengo 1 x 2 Vasco (no agregado)
O Flamengo já conquistou um título da Copa do Brasil contra o Vasco, em 2006. Porém, em 2015, o Rubro-Negro foi eliminado pelo rival em uma das quedas mais precoces na competição nos últimos anos. Jorge Henrique fez o gol da vitória vascaína no primeiro jogo no Maracanã e, em São Januário, um empate em 1 a 1 decretou a eliminação.

Jogos marcantes do Flamengo nas oitavas
A fase de oitavas também tem servido como uma virada de chave para o time na Copa do Brasil. Nos últimos dois títulos do clube na competição, a equipe teve duelos duríssimos nesta fase. Em 2013, foi o Cruzeiro, enquanto em 2022, foi com o Atlético-MG.
Gol de Elias garantiu classificação
Na conquista do tricampeonato em 2013, um dos jogos decisivos foi justamente na fase de oitavas de final. Com o Cruzeiro em ótima fase – que viria a terminar o ano como Campeão Brasileiro -, o Flamengo perdeu por 2 a 1 no Mineirão com direito a golaço de Everton Ribeiro, que ainda atuava no time mineiro. Naquela partida, o gol rubro-negro foi marcado por Carlos Eduardo.

No jogo da volta, no Maracanã lotado, o Flamengo comandado por Mano Menezes buscava uma vitória simples que garantiria a classificação por conta do gol fora de casa. A vitória, porém, veio somente aos 43 minutos do segundo tempo, depois de cruzamento de Paulinho para gol de Elias.

O “inferno” de Gabigol
“Quando eles forem para lá vão conhecer o que é pressão e o que é inferno”. Essas foram as palavras de Gabigol na entrevista após derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG. Hulk e Ademir abriram o placar para o Galo e Lázaro diminuiu. No jogo de volta, o Rubro-Negro fez 2 a 0 e se classificou com dois gols de Arrascaeta.

Fonte: GEFLA