Botafogo volta a jogar na altitude após 9 anos; só oito jogadores já tiveram a experiência

Esportes

Equipe de Luís Castro encara a LDU no estádio Casablanca nesta terça-feira pela quinta rodada da Copa Sul-Americana de 2023

O Botafogo tem o desafio de encarar os 2.850 metros de altitude da cidade de Quito, no Equador, nesta terça-feira, às 23h, quando enfrenta a LDU pela quinta rodada da Copa Sul-Americana no estádio Casablanca. A partida vale a liderança do Grupo A do torneio, mas só oito atletas do elenco tiveram a experiência de atuar em locais acima do nível do mar.

Essa é a primeira partida disputada acima de 2 mil metros do clube em quase uma década. A última vez foi justamente na capital equatoriana, quando enfrentou o Deportivo Quito pela pré-Libertadores, sendo derrotado por 1 a 0 e virando a eliminatória no Maracanã, com um 4 a 0, três gols de Wallyson e um de Henrique Almeida.

A única outra vez em que o clube jogou na altitude neste século foi em 2011, quando enfrentou o Santa Fé pela Sul-Americana em Bogotá e também acabou derrotado, naquela ocasião por 4 a 1. No elenco, o Glorioso tem poucos jogadores com a experiência de disputar partidas nessas condições em competições internacionais, apenas oito, sendo que dois deles não foram relacionados para o confronto desta terça.

Jogadores que já atuaram na altitude
Relacionados para a partida: Di Plácido, Segovia, Victor Cuesta, Tchê Tchê, Lucas Fernandes*, Marlon Freitas.
Lesionados: Danilo Barbosa e Patrick de Paula.
*Jogou quatro temporadas no Independiente Del Valle, que manda jogos em Quito.
** Jogou apenas em competição de base

O zagueiro Luís Segovia é, do elenco, quem tem mais experiência em jogar partidas internacionais na altitude. Como jogou no Independiente Del Valle e no El Nacional, que mandam seus jogos na região de Quito, o zagueiro já fez 22 partidas de Sul-Americana e Libertadores, além de jogos em Oruro, contra o San José, e Arequipa, contra o Melgar, como visitante.

O Glorioso terá, possivelmente no time titular, um conhecedor do estádio Casablanca. O volante Marlon Freitas jogou duas vezes na casa da LDU, uma em 2017 com o Fluminense, perdendo por 2 a 1, mas classificando, e outra em 2022, com o Atlético-GO, empatando em 1 a 1 e também avançando de fase.

Patrick de Paula e Danilo Barbosa também jogaram no estádio Rodrigo Paz Delgado, o Casablanca, em 2021 contra o Independiente Del Valle.

  • O tempo é algo que nunca vamos ter, portanto não adianta falar sobre o tempo. É um jogo difícil, uma viagem difícil, com uma altitude difícil de jogar, em que os jogadores irão se encontrar, nesse momento de decisão, desgastados, mas sempre dando tudo porque temos que seguir em frente – afirmou Luís Castro.

Com oito pontos somados, Botafogo e LDU dividem a liderança do Grupo A da primeira fase da Copa Sul-Americana. Quem vencer nesta terça, praticamente garante a primeira posição e a vaga nas oitavas-de-final. Em caso de empate, o topo será decidido na última rodada, com os dois times jogando em casa contra Magallanes e Universidad César Vallejo, respectivamente.

Fonte: Ge