Em tratamento na coxa direita, atacante ainda não tem presença confirmada contra o Fortaleza
O Botafogo pode ficar sem Tiquinho Soares pelo segundo jogo consecutivo. Não relacionado para o duelo com a LDU, pela Sul-Americana, o atacante sentiu a coxa direita e não treinou em campo na última atividade da equipe. Com isso, o técnico Luís Castro tem três opções para a posição, caso não possa contar com o camisa 9 entre os 11 titulares contra o Fortaleza
Entre as opções, o comandante pode fazer manutenção de Janderson, que começou o jogo no empate com os equatorianos durante a semana; usar Matheus Nascimento, de volta à equipe após servir a Seleção Brasileira no Mundial sub-20; ou apostar mais uma vez Eduardo atuando improvisado, como na vitória sobre o América-MG por 2 a 0.
A escolha vai depender da proposta botafoguense para buscar a permanência na liderança do Brasileirão. A decisão será tomada no último treino, que ocorre na manhã desta sexta-feira, também no CT, e após mais uma avaliação da condição física do artilheiro do time.
Janderson:
Jogador da mesma posição de Tiquinho e com características semelhantes próximas da área, atuou em apenas seis jogos em 2023 e marcou um gol – contra o Ypiranga-RS, na Copa do Brasil. No último jogo, contra a LDU, no Equador, teve a missão substituir o atacante, mas acabou desperdiçando a melhor chance da partida ao pegar a bola depois de erro da defesa e finalizar por cima do gol. Foi substituído no começo do segundo tempo para a entrada de Júnior Santos.
Matheus Nascimento:
Reserva imediato na posição de centroavante, o jovem Matheus Nascimento voltou da Seleção Sub-20 após a eliminação no Mundial da categoria, disputado na Argentina, e está à disposição de Luís Castro para o jogo. O atacante fez 14 jogos até agora e balançou as redes três vezes.
Seu último jogo pelo Botafogo, antes de sair para defender a seleção, foi na vitória sobre o Atlético-MG, em 7 de maio, quando também marcou gol.
Eduardo:
O meia, que pode atuar improvisado, aparece com ampla possibilidade. O jogador atuou como falso 9 contra o América-MG, pela 8ª rodada do Brasileirão. Mesmo jogando fora de posição, foi o melhor da partida, com uma assistência de calcanhar. No último jogo, contra a LDU, terminou a partida na posição dentro da área. Eduardo soma 20 jogos em 2023 e oito gols marcados, segundo artilheiro do time, atrás apenas de Tiquinho.
Deparmento Médico aumentando:
O clube vem lidando com alguns problemas de contusão em meio à maratona de partidas por Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Matías Segovia, que fraturou a mão, já voltou a fazer atividades no campo e está perto de retornar à relação.
No meio-campo, Gabriel Pires está em reta final de tratamento de um problema na panturrilha. A recuperação está dentro do esperado, e a avaliação vem sendo feita dia a dia. A volta contra o Fortaleza não está descartada, mas o mais provável que é volte contra o Cuiabá, no dia 22.
Danilo Barbosa é outra peça que vem desfalcando o setor. O camisa 5 lesionou a coxa direita na primeira partida contra a LDU, no dia 7 de maio, será reavaliado nesta semana para saber se estará ou não disponível após a data Fifa.
O lateral-esquerdo Marçal é a baixa mais recente. O jogador teve lesão no ligamento colateral lateral do joelho direito contra o Athletico-PR, na Copa do Brasil, e desfalca o time por, pelo menos, um mês.
Fonte: Ge