11 de Junho, memória:

Igreja

São Barnabé, apóstolo.

Celebramos, neste dia 11 de junho, a memória de São Barnabé, levita que, embora não fizesse parte do Colégio Apostólico, foi justamente coroado com o título de Apóstolo de Jesus Cristo. Natural de Chipre, ilha grega próxima a Israel, Barnabé recebeu dos pais, judeus em diáspora, o nome de José. Como porém tivesse vendido todos os seus bens — as Escrituras nos falam de um campo — para proveito dos primeiros cristãos de Jerusalém, os Apóstolos passaram a chamar-lhe Barnabé. Este sobrenome, cuja origem aramaica significa “filho do profeta”, passou a ser interpretado pelos fiéis como “filho da consolação”, υἱός παρακλήσεως (cf. At 4, 36). Provável integrante dos Setenta e Dois Discípulos (cf. Lc 10, 1-24), Barnabé teve o importante papel de apresentar São Paulo, com quem deve ter-se instruído aos pés do rabi Gamaliel (cf. At 22, 3), fariseu e sinedrita (cf. At 5, 34), aos demais Apóstolos, contando-lhes como o futuro evangelizador dos gentios “vira o Senhor no caminho” (At 9, 27) para Damasco.

Após a dispersão que se instalara já no tempo de Santo Estêvão (cf. At 11, 19), Barnabé foi enviado à comunidade de Antioquia da Síria, onde pôde admirar a força espantosa da graça de Deus (cf. At 11, 23); “homem de bem e cheio do Espírito Santo”, dirigiu-se em seguida para Tarso, numa viagem extenuante de quase cem milhas e meia, à procura do amigo Saulo, trazido às pressas para a cidade em que, pela primeira vez, os seguidores de Jesus “foram chamados pelo nome de cristãos” (At 11, 26).

Foi pelas mãos de Barnabé que Paulo depois de sua conversão, ingressou nos círculos judaico-cristãos. Barnabé também o acompanhou em sua primeira viagem apostólica e foram parceiros na grande obra de conversão realizada em Antioquia, onde estabeleceram e firmaram a primeira comunidade denominada de cristã.

Barnabé estava em Chipre quando foi apedrejado no ano 61. Outra tradição diz que Barnabé teria sido consagrado o primeiro Bispo de Milão, cidade que o tem como seu padroeiro até hoje.

São Barnabé, rogai por nós!