Time inglês vai disputar a competição pela primeira vez; campeão africano sairá neste domingo, depois faltará apenas o vencedor da Libertadores
Com a conquista inédita da Champions League, o Manchester City se classificou para disputar primeira primeira vez o Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado em dezembro, na Arábia Saudita
O City é o quinto time a garantir vaga na competição. Ele se junta ao japonês Urawa Red Diamonds, campeão asiático de 2022; ao mexicano León, campeão da Concacaf; ao neozelandês Auckland City, campeão da Oceania; e ao Al-Ittihad, atual campeão saudita e novo time do francês Karim Benzema, classificado como representante do país anfitrião.
A penúltima vaga no Mundial de Clubes 2023 será conhecida neste domingo, quando Wydad Casablanca, do Marrocos, e Al Ahly, do Egito, disputam o jogo de volta da final da Champions da África, em Casablanca. O time egípcio tem a vantagem do empate graças à vitória por 2 a 1 na ida.
O último classificado será o campeão da Libertadores, que ainda está na fase de grupos. A decisão do título sul-americano será no dia 4 de novembro, no Maracanã. O Mundial começará no dia 12 de dezembro, com a final marcada para o dia 22.
O Manchester City e os demais campeões continentais deste ano estão classificados também para o Mundial de Clubes de 2025, o primeiro que a Fifa deseja organizar com 32 times, em formato de Copa do Mundo.
Além de City, Urawa Red Diamonds, León e Auckland Ciy, o Mundial de Clubes de 2025 conta com outros nove times garantidos, classificados graças aos títulos continentais vencidos nas últimas duas temporadas: Palmeiras (Brasil), Flamengo (Brasil), Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Al Hilal (Arábia Saudita), Al Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Monterrey (México) e Seattle Sounders (EUA).
Fonte: Ge