“Quero misericórdia e não sacrifícios”

Igreja

O Evangelho deste domingo narra a conversão de Mateus: como o Senhor o escolheu para o seguir. Um episódio que o Papa assim comenta:

Na perspectiva desta luta entre a misericórdia e o pecado, é importante questionar-se: “Como entrou o amor de Jesus no coração daquele homem? Por que porta pode entrar?”. O fato é que aquele homem sabia que era pecador: sabia que não era amado por ninguém, e até era desprezado. Precisamente aquela consciência de ser pecador abriu a porta à misericórdia de Jesus: deixou tudo e foi embora. Eis o encontro entre o pecador e Jesus: Todos os pecadores que encontraram Jesus tiveram a coragem de O seguir, mas se não se sentissem pecadores não O podiam seguir. Por este motivo, a primeira condição para ser salvo é sentir-se em perigo; a primeira condição para ser curado é sentir-se doente.

Por conseguinte, sentir-se pecador é a primeira condição para receber este olhar de misericórdia. E mais, pensemos no olhar de Jesus: tão belo, tão bom, tão misericordioso, e também nós, quando rezamos, sintamos este olhar sobre nós: é o olhar do amor, o olhar da misericórdia, o olhar que nos salva e nos sugere para não ter medo.
.
.

papafrancisco #evangelhodehoje #vaticannewspt