Nesta quarta-feira (14/06), 3.453 pessoas aproveitaram os serviços de saúde oferecidos gratuitamente no primeiro dia da Semana da Saúde de Bangu, na Zona Oeste do Rio. As maiores procuras foram para exames de PSA e consulta com urologista, com 254 atendimentos, para testagens de HIV, sífilis e hepatites B e C, com 542 testes, e também para a doação de sangue, que registrou a coleta de 112 bolsas. Mais de 200 pessoas procuraram também o tomógrafo móvel.
Umas das prioridades da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) é o enfrentamento ao câncer e, no caso do de mama, o diagnóstico precoce é um dos principais aliados. Durante todo o dia, as mulheres puderam realizar exames de mamografia e ultrassonografia mamária. A tomografia também fez parte dos exames oferecidos. Por recomendação médica, a dona de casa Edna Lami dos Santos, de 63 anos, buscou o serviço gratuito do tomógrafo móvel da SES-RJ.
“Estou com uma dor nas costas que tem me incomodado muito. A recomendação foi fazer um exame de imagem para avaliar a coluna cervical e lombar. O evento é maravilhoso pois possibilita a realização de exame de alta qualidade e de graça, além com orientação”, declarou a moradora de Senador Camará, que teve sua tomografia realizada em dez minutos com retirada do resultado agendada para o dia 21 de junho, no Rio Imagem, no Centro, junto com o laudo.
Para os homens com mais de 50 anos ou histórico de casos da doença na família, as atenções estarão voltadas principalmente para o câncer da próstata. Além da consulta com urologista, serão realizados exames de PSA, coleta de sangue e palestras.
“Todo homem deve fazer seu preventivo uma vez por ano, assim como as mulheres. Não pode existir vergonha. O que está em jogo é a nossa vida. Cuidar da saúde é também um ato de amor próprio”, disse o aposentado Dorgival Leite, de 62 anos, morador de Marechal Hermes.
Semana da Saúde oferece teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C
Quem foi ao primeiro dia da Semana da Saúde de Bangu também aproveitou para fazer testagem para outras doenças, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Houve também distribuição de preservativos. Durante o evento, as pessoas podem ainda realizar a medição de glicose, aferição de pressão, verificação de peso, com avaliação da composição corporal, e testes de espirometria com diagnóstico de asma e doença pulmonar.
Para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, equipes do Hemorio e do RJ Transplantes mostraram como doações salvam vidas. Já integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) apresentaram um ciclo de palestras sobre suporte básico de vida.
Uma novidade desta edição é a castração de cães e gatos por meio do Programa RJPET, da Secretaria de Estado de Saúde. Neste primeiro dia, 113 procedimentos foram realizados. Os agendamentos devem ser realizados previamente pelo site: https://rjpet.com.br. Cada castramóvel conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.
Espaço de beleza para a população
A Semana da Saúde conta, ainda, com um espaço de beleza com corte de cabelo feminino e masculino, massagem e maquiagem. A partir das 7h, são distribuídas senhas para o atendimento, portanto, a orientação é para chegar cedo e garantir a vaga para o exame desejado.
Serviço:
Semana da Saúde de Bangu
Dias: 14, 15 e 16 de junho
Horário: 8h às 16h
Local: Estacionamento do Bangu Shopping – Rua Fonseca, 240.