A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira (07/06) o Super Centro Carioca de Cirurgia, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte. A abertura do novo centro, que tem 13 salas para cirurgias e capacidade para realizar mais de 30 mil procedimentos por ano.
O objetivo é ampliar a oferta de cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir a fila de espera do Sisreg. O hospital também ganha na inauguração um novo centro ambulatorial.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, o Hospital Ronaldo Gazola recebeu cerca de R$ 123 milhões em investimentos para reformas, obras de ampliação e equipamentos.
O aporte financeiro resultou, além de 13 novas salas de cirurgias, onde nove são equipadas para procedimentos por vídeo, o espaço terá um centro de especialidades cirúrgicas, onde serão realizadas consultas e cirurgias de menor porte.
O Complexo Ambulatorial do HMRG passa a contar com seis centros de especialidades em sua estrutura: Centro de Especialidades Cirúrgicas, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Reabilitação, Centro de Diagnóstico Cardiológico, Centro de Diagnóstico Endoscópico e Centro de Diagnóstico por Imagem.
O investimento em novos equipamentos, tecnologia e infraestrutura irá ampliar a capacidade de atendimento do hospital, permitindo a realização de mais cirurgias, consultas e exames, mas sem abrir mão do olhar cuidadoso e humanizado voltado aos pacientes e seus familiares.
O Complexo Ambulatorial do hospital oferta uma média de 17 mil atendimentos por mês (considerando números deste ano) em mais de 20 especialidades disponíveis, podendo chegar a 25 mil. Sua área física foi dobrada com ambientes acolhedores, devidamente equipados e sinalizados e com instalações confortáveis para o atendimento aos usuários.
Já o Centro de Apoio ao Diagnóstico compreende três centros especializados: Endoscópico, Cardiológico e Imagem. Todos equipados com tecnologia de ponta e profissionais qualificados para oferecer exames confiáveis e precisos, que auxiliam no tratamento adequado ao usuário. Nos centros de diagnóstico é possível realizar exames de tomografia computadorizada, raio X, ultrassonografia, ecocardiograma, ecodoppler, MAPA 24h, holter, teste ergométrico, endoscopia, colonoscopia e gastrostomia. Serão mais de 7 mil exames de imagem realizados por mês, com as novas instalações.
O Centro Cirúrgico passa a contar com uma área de 540 m², 13 salas de cirurgia e 24 leitos de recuperação pós-anestésica.
Fonte: Padre Miguel News