Município expôs experiência na implantação do Colegiado Gestor nas Unidades de Saúde da Família em maior evento sobre Saúde Pública na América Latina
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou sua experiência com a implantação do Colegiado Gestor nas Unidades de Saúde da Família (USF), no 37º Congresso do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento, que começou neste domingo (16/07), é considerado o maior encontro sobre o tema na América Latina. Ele acontece em Goiânia até o dia 19 de julho reunindo gestores e profissionais de saúde de todo o Brasil.
O Colegiado Gestor é um espaço de cogestão, onde participam os profissionais de saúde, gerentes e usuários do Sistema Único de Saúde de Maricá, com o intuito de conversar sobre questões relacionadas à assistência das USF em cada território. O grupo tem um importante papel na construção do processo coletivo, auxiliando na tomada de decisão dos gerentes para adequar as necessidades locais da população.
Antes de ser apresentado no Congresso Conasems de 2023, o trabalho foi inscrito na 3° Mostra Estadual de Práticas de Saúde do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, foram 71 trabalhos inscritos, com 11 selecionados para a apresentação em abril. Dos nove escolhidos, a experiência de Maricá ficou na 5ª colocação, ganhando espaço na “18º Mostra Brasil, aqui tem SUS”.
Uma das idealizadoras do projeto e responsável por apresentar a experiência no congresso, a enfermeira Shirley Linhares, superintendente de Atenção Primária da Fundação Estatal de Saúde, destacou a importância da população na construção de políticas públicas de saúde mais efetivas.
“A implantação do Colegiado Gestor tem por objetivo assegurar o diálogo entre os profissionais de saúde e a comunidade. Queremos ouvir e identificar os anseios de cada território de Maricá, que possui quatro distritos e cada um tem as suas especificidades características. Com isso, conseguimos proporcionar cada vez mais uma atenção humanizada e qualificada nas USF”, destacou a profissional de saúde.
Identificação das demandas prioritárias de cada localidade do município
Implantado em 2022, o Colegiado Gestor vem garantindo o preceito constitucional de participação comunitária e garantindo discussões importantes sobre as necessidades assistenciais em cinco USF, são elas: Retiro, Barroco, Barra de Maricá, Carlos Marighela (MCMV Itaipuaçu), Santa Paula, Chácaras de Inoã e a pioneira Ponta Negra. A meta da Secretaria de Saúde é expandir o trabalho para todas as USF, trazendo cada vez mais a população para perto da gestão.
A secretária de Saúde, Solange Oliveira, falou do importante papel do projeto e contou como foi representar a Saúde de Maricá no congresso.
“Foi uma honra representar o Município de Maricá em um evento nacional que nos permite discutir propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A nossa gestão está empenhada em oferecer serviços de saúde ainda mais qualificados, por isso estar perto e ouvir a população é fundamental. Estamos em um momento de crescimento exponencial da população de Maricá e estamos investindo continuamente para otimizar os serviços de saúde”, destacou a secretária.
O congresso Conasems 2023
O Congresso é considerado o evento de saúde pública mais importante da América Latina. Este ano, com o tema “O SUS que Falta no Brasil”, o encontro reúne mais de 9 mil pessoas, e busca analisar, monitorar e avaliar as mudanças no padrão da demanda por serviços de saúde e das necessidades de saúde da população. A programação é diversa, com mesas de discussões que abordam pontos importantes para a gestão municipal do SUS.
Fonte: Prefeitura de Maricá