Última vitória do Fluminense contra o Coritiba no Couto Pereira foi com golaço de Richarlison; veja

Esportes

Flu levou a melhor em 2017 com um time recheado de garotos

Sem vencer fora do Maracanã há dois meses e meio, o Fluminense tenta encerrar o jejum nesta segunda-feira, quando visita o Coritiba às 19h (de Brasília) no Couto Pereira, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. A última vez que conseguiu ganhar no estádio foi com um golaço de Richarlison.

O jogo em questão foi em julho de 2017. O Fluminense vinha de quatro partidas sem vencer e foi a campo com um time recheado de garotos. Com desfalques por lesão, suspensão e negociação, Abel Braga escalou sete garotos formados em Xerém: Reginaldo, Nogueira, Léo, Marlon Freitas, Wendel, Scarpa e Pedro. Isso sem contar Richarlison, que apesar de ter vindo do América-MG tinha só 20 anos.

A média de idade daquele time que entrou em campo era de 23 anos. Para efeito de comparação, a média da equipe que enfrentará o Coritiba nesta segunda-feira é de 30,5 anos.

Logo no início do jogo, a imaturidade quase custou caro. Marlon Freitas cometeu pênalti com apenas oito minutos, mas deu sorte que Henrique Almeida isolou a cobrança. Depois, o zagueiro Reginaldo se machucou e deu lugar a outro garoto: Frazan. A partida que se desenhava difícil começou a mudar graças a uma pintura de Richarlison aos 31 minutos. O atacante dominou na entrada da área, deu um drible de corpo no marcador e bateu no ângulo.

Seis minutos depois, o então lateral-esquerdo Léo (na época ainda chamado de Léo Pelé) ampliou contando com a sorte em um chute com desvio fatal. Henrique Almeida se redimiu do pênalti perdido e diminuiu nos acréscimos do primeiro tempo. E a etapa final foi com sufoco. Nogueira também saiu com dores e deu lugar a mais um garoto, Renato. Mas o time se segurou a pressão do Coritiba e conquistou a vitória que encheu Abelão de orgulho.

Com o resultado na época, o Fluminense foi a 20 pontos, ultrapassou o próprio Coritiba, com 19, e subiu para o nono lugar do Campeonato Brasileiro. Depois disso, as duas equipes só voltaram a se enfrentar duas vezes no Couto Pereira: empate em 3 a 3 em 2021 e derrota tricolor por 3 a 2 em 2022. Nesta segunda-feira, uma vitória levará o time do Técnico Fernando Diniz de volta ao G-4.

Fonte: Ge