Equilíbrio e potencial: conheça Mateo Ponte, lateral que negocia com o Botafogo

Esportes

Defensor de 20 anos foi titular do Uruguai no título da Copa do Mundo sub-20

O Botafogo tem negociações em andamento com Mateo Ponte, lateral-direito do Danubio. O setor é a grande prioridade da diretoria da janela e o atleta, visto com potencial para médio/longo prazo, tem aprovação interna. O Alvinegro acenou com uma proposta de US$ 2 milhões (R$ 9,4 milhões) pelo atleta de 20 anos e está confiante por um desfecho positivo

Mas por que Ponte é tão aclamado pelo mercado? Além do Botafogo, um clube português e outro francês também fizeram proposta pelo jogador.

O defensor foi titular e um dos destaques do Uruguai na conquista da Copa do Mundo sub-20 em junho. Ponte só ficou fora da final por causa de uma leve lesão muscular, mas participou do restante da campanha no onze inicial. No Uruguai, ele é criado nas categorias de base do Danubio, marcado pela força em revelar jogadores, e estreou no time principal em 2020, aos 17 anos

  • Ponte é um lateral completo. Sua característica principal é a projeção ofensiva, mas ele também consegue ser forte na marcação. Ele está muito bem, chegaria para jogar (no Botafogo) – afirmou Cristian Panzardo, jornalista da “Radio Carve” de Montevidéu, ao ge.

Um dos fatores negativos para o lado de Ponte é que ele, apesar da boa amostragem no Mundial sub-20, só tem sete jogos pelo time principal do Danubio em 2023. O defensor tem sido titular da equipe desde o começo do Clausura, que iniciou no segundo semestre, mas pouco atuou no Apertura por causa dos compromissos pela seleção.

  • É um jogador formado no Danubio, mas não chegou a jogar muito na Primeira Divisão de forma profissional porque já estava comprometido com a seleção sub-20 no começo do Campeonato (Uruguaio) e sempre treinava três dias da semana fora do clube visando a preparação para o Mundial – completou Cristian.

Características
Ponte é marcado pela estabilidade. Não é conhecido por ser um lateral “super-ofensivo” ou “super-defensivo”. Na Copa do Mundo sub-20, por exemplo, não participou diretamente de nenhum gol, mas também não cometeu nenhum erro que gerou chute ou situação perigosa para uma equipe adversária.

  • É um lateral muito equilibrado, com muita liderança e grande prospecção. Ainda lhe falta um pouco mais de regularidade no Danubio, mas se espera muito dele por ter feito parte da seleção sub-20 e pelo nível que apresentou por lá. O Uruguai está escasso de laterais – complementou Gonzalo Ronchi, jornalista do “Canal 12”.

Fonte: Ge