Como Ferreira pode ajudar o ataque do Vasco? Veja avaliação sobre o jogador

Esportes

Algoz do Santos em 2021, atacante foi bem no Paraguai e em sua temporada de estreia na MLS, mas ainda não balançou as redes nesse ano. Jornalistas elogiam a contratação

O Vasco já tem um novo camisa 9. Sebastían Ferreira, de 25 anos, desembarcou nesta quarta no Rio de Janeiro para assinar contrato de empréstimo por um ano. O clube corre para já ter à disposição, sábado, contra o Corinthians, o jogador do Houston Dynamo, mas o tempo é curto. O atacante chega com aval de Ramón Díaz, com quem trabalhou no Libertad

Embora não seja um nome muito conhecido no Brasil, Ferreira chega a São Januário com boas credenciais. O paraguaio, de 1,81m, coleciona bons números na carreira e vem de boas temporadas, embora 2023 não esteja sendo, até o momento, um bom ano para ele. O centroavante ainda não balançou as redes.

Após duas boas temporadas na MLS, Ferreira perdeu espaço com a chegada do técnico Ben Olsen, que vinha optando pelo jovem centroavante nigeriano Ibrahim Aliyu, contratado em abril. Com apenas 475 minutos em campo nesta temporada, Sebastían Ferreira pediu para ser liberado por empréstimo ao Vasco, após convite de Ramón Díaz.

Sebastián Ferreira chegou ao Houston Dynamo em fevereiro de 2022, com muita expectativa após ter um bom ano com o Libertad do Paraguai. Demorou um pouco a emplacar na liga. Fez seu primeiro gol apenas no seu sexto jogo na MLS e, desde então, foi muito bem, com o treinador brasileiro Paulo Nagamura. Artilheiro do time na liga com 13 gols, chegou a ser convocado frequentemente para a seleção paraguaia. Em 2023, devido a troca de treinador, ele perdeu espaço e acaba saindo para o Vasco – contou Tiago Brandão, repórter do site “Território MLS”.

Foi o sucesso no Paraguai que levou o Houston Dynamo a comprar Sebastían Ferreira, no início do ano passado, por US$ 4,3 milhões. Revelado pelo Olímpia, Ferreira desembarcou no rival Libertad em 2020, após passagem pelo Morelia, do México, e estourou na volta a seu país.

Comandado em sua primeira temporada justamente por Ramón Díaz, o centroavante marcou 38 gols em dois anos e chegou à seleção paraguaia – disputou cinco jogos.

  • Ele jogou duas temporadas no Libertad e foi muito bem em ambas. Mas, sem dúvidas, a segunda (2021) foi mais produtiva, onde disputou um total de 39 jogos, sendo 25 pelo torneio local, 10 pela Sul-Americana e quatro pela Libertadores. Foi referência no ataque, tendo inclusive Oscar Tacuara Cardozo como concorrente nessa posição – recorda Víctor Sostoa, jornalista da Unión TV e da Radio 800 AM, do Paraguai.

O interesse se deu devido ao bom desempenho do centroavante em competições internacionais. Em 2020, Ferreira marcou três gols e ajudou o Libertad a chegar às quartas de final da Libertadores. No ano seguinte, ele foi importante na Copa Sul-Americana, com gol um gol decisivo nas quartas de final contra o Santos. O clube paraguaio chegou às semifinais da competição, mas foi eliminado pelo Bragantino.

É um jogador de muita força física e com ótima capacidade de fazer pivô, ajuda muito quando desempenha essa função. Tem boa velocidade e finalização. Tem características específicas de um camisa 9. Por já ter trabalhado com Ramón Diaz, acredito que ele saiba bem usar os pontos positivos do jogador. Será a primeira oportunidade em uma liga mais forte, e Seba pode ajudar o Vasco na sua luta contra o rebaixamento – analisou o jornalista Thiago Brandão.

É um atacante poderoso fisicamente, que joga bem com ou sem bola, pois é capaz de traçar diagonais buscando ser opção para passes ou criar espaços para seus companheiros. Graças à sua força física, ele também tem um bom desempenho jogando de costas para o gol adversário. É um bom finalizador – disse o repórter paraguaio, Víctor Sostoa.

Fonte: Ge