Unidade fará ações pelo fim da violência contra a mulher
A Unidade Municipal de Pronto Atendimento (Umpa) de Santa Luzia aderiu à Campanha Agosto Lilás de conscientização para o fim da violência contra a mulher. A partir desta quinta-feira (3), entre 10h e 16h, funcionários farão ações com orientações e informações sobre o tema na recepção da unidade.
Médicos, assistentes sociais e a equipe de enfermagem farão rodas de conversa, darão orientações, tirarão dúvidas e estarão usando máscaras lilás para lembrar a campanha durante todo o mês. As ações vão envolver os funcionários e os pacientes.
“Nosso objetivo é orientar funcionários e população sobre a importância da luta para acabar com a violência contra a mulher e apresentar a rede de apoio. Recebemos muitos casos de violência doméstica e já fazemos essa orientação durante todo o ano, mas de uma forma mais tímida. Vamos aproveitar a campanha para explorar e repassar essas informações tão importantes”, explicou Renata Nascimento, coordenadora administrativa da unidade.
Agosto Lilás – É a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher e foi inspirada na criação da Lei Federal 11.340/2006, Lei Maria da Penha, que completa 17 anos no próximo dia 7 de agosto. Ela tem a intenção de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias.
Tipos de violência
Física – Empurrar, amarrar, chutar, bater, qualquer ação que cause lesão e morte
Sexual – Forçar a fazer sexo
Patrimonial – Não deixar trabalhar, reter dinheiro, destruir objetos ou ocultar bens
Moral – Caluniar, injuriar e difamar
Psicológica – Humilhar, insultar, perseguir, ameaçar, controlar, não deixar sair, afastar da família e amigos, restringir ações, decisões e crença
Onde procurar ajuda:
Centro Especial de Orientação à Mulher (Ceom), Neves
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), no Centro
Ligue 180 – atendimento à mulher 24h por dia, gratuito e confidencial.
Email: ligue180@spm.gov.br
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo