Centroavante de 21 anos é reforço para reposição a Tiquinho Soares e tratado como joia em clube uruguaio
O Botafogo fechou a contratação do centroavante Valentín Adamo, de 21 anos, do River Plate-URU, que estava emprestado ao Progreso, time da segunda divisão do país. O jovem atacante chega para ser mais uma opção de reposição ao centroavante Tiquinho Soares, além de uma nova aposta do clube em um jogador sul-americano para desenvolver
Com 1,93m, Adamo é um jogador de ótima estatura e bom porte físico, mas que não deixa a desejar também na velocidade. Para a idade que tem, é um atleta de técnica bem desenvolvida, e quem garante é o jornalista Yuri Jakimczuk.
- Dinâmico, com boa passada, veloz, faz boas diagonais, recebe bem de costas, tem bom jogo aéreo, vai bem no um contra um com campo aberto e perto da área é letal – afirmou Jakimczuk ao ser perguntado como descreveria o jogador
Com o Progreso, Valentín jogou 20 partidas e anotou 10 gols. Apesar da boa média, o atacante foi reserva na maior parte dos jogos, entrando em quase todos. Mas o ‘banco” não aconteceu por questões técnicas.
- Todos os torcedores se perguntavam o mesmo [o motivo da reserva]. Ele chegou no início do campeonato e o titular é um goleador histórico do clube, o que fez começar como reserva. O Progreso teve uma sequência muito longa sem perder e durante quase todo o campeonato ele entrou e fez gols. Time que está ganhando não se mexe! Mas as qualidades dele o fazem titular em um time de primeira divisão do Uruguai com tranquilidade – explicou Yuri.
Vindo de um país vizinho, com outra língua e, principalmente, de uma divisão inferior, a adaptação ao futebol brasileiro de elite pode ser um desafio grande para o atacante. O jornalista garante que o jogador tem os atributos para essa adaptação.
- Posso afirmar que ele tem um físico superdotado, uma dinâmica e velocidade para se acostumar rapidamente ao futebol brasileiro. É um garoto muito focado no trabalho e um grande projeto. Fazia muito tempo que não via um 9 tão completo no clube.
Se tecnicamente o uruguaio tem potencial para contribuir no elenco alvinegro, a falta de experiência pode ser um problema pensando em participações mais imediatas. Adamo fez apenas sete partidas profissionais em nível de elite no Uruguai, vestindo a camisa do River Plate. O time optou por emprestá-lo ao Progreso justamente para dar rodagem.
É muito jovem, seguramente vai melhorar com a experiência e o acúmulo de jogos. Com a idade que tem, não sei se usaria a palavra melhorar. Está acima da média – concluiu.
Liderando o Campeonato Brasileiro com 43 pontos conquistados, o Botafogo viaja para Belo Horizonte onde enfrenta o Cruzeiro no domingo, às 18h30, na penúltima rodada do primeiro turno do torneio nacional.
Fonte: Ge