Maricá simboliza o Dia Nacional de Combate ao Fumo com grupos antitabagismo nas Unidades de Saúde da Família

Rio de Janeiro

Atividades acontecem de forma contínua nas unidades, contando com acolhimento de profissionais, rodas de conversa e tratamento gratuito

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/08) com a presença de grupos antitabagismo nas 25 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, que acontecem continuamente durante o ano. As atividades para aqueles que desejam parar de fumar incluem: rodas de conversa para o compartilhamento de experiências, orientações profissionais e, quando indicado, o tratamento gratuito, disponibilizando adesivos de nicotina, gomas de mascar (parte da terapia de reposição de nicotina) e o medicamento bupropiona.

As pessoas que tenham interesse em participar das ações antitabagismo devem procurar de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, a sua USF de referência, ou seja, a mais próxima da residência, verificando o dia e horário dos encontros periódicos. Lembrando que as ações seguem as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, ressaltou a importância das atividades de enfrentamento ao uso do tabaco na cidade, promovendo bem-estar.

“O Dia Nacional de Combate ao Fumo é um momento de mobilização, onde lembramos as iniciativas antitabagismo desenvolvidas no município. As Unidades de Saúde da Família são a porta de entrada do cuidado e possuem grupos de diálogos sobre vivências, com acompanhamento profissional e tratamento adequado, contribuindo para as pessoas pararem de fumar. Se una a essa corrente de saúde: procure a USF mais próxima da sua casa e participe!”, destacou.

Grupos proporcionam qualidade de vida

Os moradores atendidos na USF Chácara de Inoã garantem que o grupo antitabagismo faz a diferença. Uma delas é a aposentada Valéria Guida, de 65 anos, que parou de fumar graças ao suporte da iniciativa.

“Atualmente, sou uma ex-fumante, muito por conta do apoio que recebi. Uma das coisas que me indicaram foi a atividade física, pois isso estou fazendo taekwondo, que está me ajudando muito. Fumar nunca mais e isso graças ao grupo antitabagismo da USF Chácara de Inoã”, afirmou.

Deyse Torres Ferreira, de 60 anos, pontuou que começou a fumar em razão da aceitação coletiva e o apoio do grupo está sendo decisivo para largar o tabaco.

“Começei a fumar aos 13 anos de idade para ser aceita pela sociedade, principalmente porque, na época, era algo considerado bonito e dentro dos padrões. Hoje, tenho enfisema pulmonar e, com o apoio do grupo, estou tentando parar de fumar e já estou há três semanas sem cigarro. Se pudesse, aconselharia o meu eu do passado a evitar agradar visualmente os outros, porque podemos acabar prejudicando a nossa saúde”, concluiu.

Sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 1986, através da Lei nº 7.488, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os malefícios do tabaco, que pode causar cerca de 50 doenças, como diversos tipos de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares. Lembrando que o tabagismo é considerado uma doença, provocando a dependência da droga nicotina, presente em diversos produtos derivados do tabaco.

Dessa forma, as ações de enfrentamento ao tabagismo adquirem papel essencial, ampliando o acesso à informação, o diálogo e troca de experiências sobre o tema, além de possibilitar o tratamento gratuito até a cura.

Endereços das Unidades de Saúde da Família

Funcionamento de segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206.
– USF Marinelândia: Rua 09, quadra 15, Cordeirinho.
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania, Inoã.
– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n.
– USF Elenir Umbelino de Mello: Rua Ary Spindola, quadra A, lote 352, Flamengo.
– USF Ponta Negra: Rua Alcebíades Teodoro Pereira, s/n.
– USF Bambuí: Avenida do Contorno, s/n.
– USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
– USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14 (ao lado do DPO).
– USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.
– USF Santa Paula: Estrada de Cassorotiba, s/n.
– USF Inoã 1: Rua Caio de Figueiredo (travessa CIEP), s/n.
– USF Carlos Alberto Soares de Freitas: Rua 23, quadra 29, lote 06, Bosque Fundo, Inoã.
– USF Carlos Marighella: Rua Áustria, s/nº, condomínio MCMV de Itaipuaçu.
– USF Santa Rita: Rua 36, quadra 433 (esquina com Rua 83), Jardim Atlântico Leste, Itaipuaçu.
– USF Recanto: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, s/n, Itaipuaçu.
– USF São José 1: Rua 18, s/n, loteamento Jardim Ouro Mar.
– USF Retiro: Estrada do Retiro, s/n.
– USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.
– USF Bairro da Amizade: Rua Eliete Rocha Santos (Rua 53), lote 31, quadra 91.
– USF Guaratiba: Estrada Beira da Lagoa, s/n.
– USF Barra: Rua 04, lote 03, quadra 0.
– USF Espraiado: Rua Gualberto Batista de Macedo, s/n.
– USF Ubatiba: Avenida Niterói, s/n.

Fonte: Prefeitura de Maricá