Fluminense vive situação atípica contra rivais e amarga queda de aproveitamento em clássicos

Esportes

Tricolor encerrou 2022 com melhor aproveitamento da década em clássicos, mas tem rendimento de apenas 36,6% nesta temporada

Apesar de ser o atual bicampeão carioca, o Fluminense está vivendo um momento curioso e que causa estranhamento no seu torcedor. Isso porque a derrota para o Vasco, no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, não só fez o tricolor perder os quatro anos de invencibilidade contra o rival, mas também mostra como o ano de 2023 marca uma queda no aproveitamento tricolor em clássicos.

Para se ter ideia, o Fluminense fechou 2022 sendo o clube carioca com melhor rendimento contra rivais. Ao todo, foram sete vitórias em 11 jogos, o que significou 70% de aproveitamento nos clássicos. Já em 2023, os números caíram drasticamente: são apenas três vitórias nas mesmas 11 partidas (com três empates e cinco derrotas), total de 36,6% até aqui.

De quebra, o Fluminense vive até uma situação atípica: após colecionar anos de bons resultados em clássicos, o Tricolor não detém a invencibilidade contra nenhum dos três riviais do Rio de Janeiro neste momento.

Diante do Flamengo, foi derrotado pela última vez no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, em junho deste ano. Já contra Botafogo e Vasco, foi superado nas rodadas 5 e 23 deste Campeonato Brasileiro, respectivamente.

Ainda nesta temporada, o Fluminense disputará mais dois clássicos e tem a chance de melhorar os números: enfrenta o Botafogo, no dia 8 de outubro, e o Flamengo, em 11 de novembro, no Maracanã.

Invencibilidade era a maior em clássicos da Série A
O clássico deste sábado colocou à prova a invencibilidade mais longa em clássicos entre clubes da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Fluminense não perdia para o Vasco há 1.414 dias. Ou seja, desde 2 de novembro de 2019, quando as equipes empataram em 0 a 0, pela 30ª rodada do Brasileirão daquele ano.

Desde então, as equipes se enfrentaram outras sete vezes. Além do empate na reta final do Campeonato Brasileiro de 2019, foram mais três igualdades e quatro vitórias tricolores no período. Daquela partida em diante, Flu e Vasco se encontraram uma vez por ano no Campeonato Carioca, além de duas vezes no Brasileirão de 2020 e o turno da competição nacional deste ano.

A sequência de jogos sem perder para o rival também era a terceira maior na história do Fluminense neste confronto.

Fonte: Ge