A decisão da ministra Rosa Weber de pautar a ADPF 442 mexeu com as redes sociais. Nós mesmos estamos atentos e ativos na defesa da vida do nascituro. Tanto que, na sexta passada, postamos um trecho de fala da deputada Chris Tonietto (@christonietto ), conhecida pela militância pró-vida. Temos nossas divergências com posições que ela já defendeu sobre outros temas, mas resolvemos postar porque reconhecemos que é um momento de união. A intervenção dela foi pertinente e ela defende com afinco uma causa de máxima importância.
Agora, Dom Odilo Scherer (@domodiloscherer ), arcebispo de São Paulo, prega a mesma união que estamos defendendo, em nome da defesa da vida do nascituro, ameaçada pela ADPF 442. Na publicação que reproduzimos aqui, Dom Odilo faz o que acreditamos ser essencial: busca curar as divisões e unir em torno de uma causa comum contra o ab0rt0.
Dá vergonha ver alguns comentários à publicação de Dom Odilo. Em especial, daqueles que acusam o arcebispo de parcialidade ideológica, já que ele não teria apoiado a reeleição do ex-presidente Bolsonaro. Estão convencidos de que Bolsonaro, o presidente que vivia falando que não conseguia governar, deteria de algum modo inexplicável o STF de pautar a ADPF 442. Que tipo de católico vai às redes sociais criticar um bispo quando ele está defendendo uma causa justa, só porque ele não apoiou o seu político de estimação? Não é o cristão que realmente está preocupado com a defesa da vida!
É claro que sabemos que a ADPF 442 foi proposta pelo PSOL, que boa parte da esquerda a apoia e que o recurso ao Judiciário nesse caso busca contornar a vontade popular, expressa em lei, e a própria lei natural. Mas sabemos também, pela pesquisa “A Cara da Democracia” (veja na imagem seguinte), que se trata de um rechaço generalizado da população: com Lula ou Bolsonaro, direita ou esquerda, o brasileiro é contrário à descriminalização do aborto.
Não somos de esquerda nem de direita, criticamos muito os dois lados e sabemos bem como é receber ataques de ambos. Nosso apoio a Dom Odilo e a todos os que, em nome a defesa da vida, da família e do nascituro, buscam a união do nosso país, ao invés do ódio e divisão!
Texto: Comunhão Popular