Vigilância Ambiental realiza levantamento sobre proliferação do Aedes aegypti
A Secretaria de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo realiza, nesta semana (entre os dias 25 e 29 de setembro), o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por este motivo, não haverá o serviço de pulverização de inseticida. A ação de sanitização contra o coronavírus vai acontecer, normalmente, em dez bairros.
O Liraa é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde e serve para mostrar o risco de contaminação das doenças, principalmente da dengue, através do Índice de Infestação Predial (IIP). As visitas aos imóveis são realizadas pelos agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Semsa. Para não prejudicar a amostragem, a pulverização de inseticida não pode acontecer.
O levantamento permite saber a quantidade de casas com a presença de larvas de mosquito. A pesquisa também mostra os recipientes preferidos para a postura das larvas. As informações ajudam nas ações de pulverização de inseticida que acontecem semanalmente, além de outros meios de prevenção da doença.
O trabalho é essencial. No entanto, a população também deve fazer a sua parte em relação às doenças e os meios de prevenção. Para ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os moradores devem evitar qualquer acúmulo de água, por menor que seja, nas casas e quintais.
Coronavírus – Para combater o coronavírus, a população deve tomar as doses das vacinas disponíveis para os gonçalenses com mais de seis meses e higienizar – sempre que possível – as mãos com água e sabão ou álcool em gel. Este hábito evita muitas outras doenças, principalmente as respiratórias.
A Vigilância em Saúde Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.
Programação do controle do coronavírus:
Segunda-feira (25): Porto Novo e Mutuá
Terça-feira (26): Porto da Pedra e Mutuaguaçu
Quarta-feira (27): Camarão e Nova Cidade
Quinta-feira (28): Barro Vermelho e Rocha
Sexta-feira (29): Boa Vista e Trindade
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo