Embraer segue negociando o jato de transporte KC-390 com a Arábia Saudita

Economia

Segundo reportado no Relatório Reservado, um serviço de notícias para assinantes, a Embraer estaria negociando as aeronaves de transporte multimissão com a Arábia Saudita. A notícia, no entanto, não é exatamente nova, apesar de ter sido “requentada” agora.

Em 2022, a Embraer e a BAE Systems, do Reino Unido, assinaram um memorando de entendimento para promover conjuntamente a aeronave de transporte C-390 (ou KC-390 na designação militar) nos países do Oriente Médio, em particular na Arábia Saudita, como parte de um esforço renovado de exportação.

A Arábia Saudita opera atualmente uma frota mista de mais de 30 transportadores táticos C-130H/J, com a variante H sendo gradualmente eliminada e substituída pelo modelo J, mais moderno. No entanto, a demanda saudita deve ser maior, na medida em que o país aumenta seu arsenal, incluindo aeronaves de combate, que demandariam suporte dos transportadores táticos e reabastecedores.

A BAE Systems tem um longo relacionamento em particular na região do Golfo, e vendeu soluções aeroespaciais de defesa para a Arábia Saudita, Catar, Kuwait e Omã nos últimos anos.

A Embraer tinha um acordo anterior com a Boeing para auxiliar a penetração do C-390 em mercados como o Oriente Médio, que havia expirado na época da parceria com a BAE Systems.