Semgipe apresenta iniciativa inédita em audiência pública na Câmara
Pela primeira vez, São Gonçalo vai ter uma importante ferramenta para um melhor desenvolvimento da mobilidade urbana na cidade. Na tarde desta quinta-feira (28), a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) da Prefeitura de São Gonçalo realizou a apresentação final do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob), em uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O projeto será analisado pelo Executivo e encaminhado para a Câmara dos Vereadores.
O documento é obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes e cidades que integram regiões metropolitanas, regiões integradas de desenvolvimento econômico e aglomerações urbanas superiores a um milhão de habitantes.
“A entrega desse plano é um passo muito importante e muito privilegiado da cidade de São Gonçalo. Tivemos uma equipe muito diversa e empenhada na elaboração desse plano, além da importante participação popular que compareceu em peso às reuniões e participaram das pesquisas que realizamos. Recentemente, a Semgipe esteve, à convite do Ministério das Cidades, na Europa, em encontro sobre soluções urbanísticas, e posso garantir que o Planmob está à altura de projetos que são aplicados em países mais desenvolvidos. É evidente que São Gonçalo tem suas particularidades, mas precisamos dar o primeiro passo. Estou muito orgulhosa do produto final”, disse a secretária da Semgipe, Maria Gabriela Bessa.
Desde janeiro deste ano, a Semgipe tem realizado audiências públicas, pesquisas no aplicativo Colab, pesquisas de rua e leituras comunitárias, seguindo o plano de comunicação que integra o Planmob.
Durante a audiência desta quinta-feira (28), uma equipe técnica da Semgipe apresentou as propostas do plano, como paradas de ônibus sustentáveis, programa “Nossa Calçada”, concessão de estacionamento rotativo, sistema cicloviário principal, criação da Zona 30 km/h, construção de terminal intermodal oeste, entre outras recomendações.
Após a audiência pública, a equipe da Semgipe irá avaliar as considerações da população para a consolidação do Planmob. Participaram da mesa da audiência pública, além da secretária Maria Gabriela Bessa, a subsecretária da Semgipe, Rafaela de Santana; o coordenador técnico do Planmob, Willian Alberto de Aquino; a representante do núcleo de gestão interna do Planmob, Izabela Braz; e os vereadores Jorge Mariola e Piero Cabral.
Todas as etapas desenvolvidas no Planmob podem ser conferidas pela população no site da Prefeitura de São Gonçalo através do link https://www.pmsg.rj.gov.br/planmob/
O Planmob integra três eixos do Plano Estratégico Novos Rumos: Gestão Eficiente e Transparente, Cidade Bem Cuidada e Organizada e Cidade Justa e Inclusiva.
Fonte: Prefeitura de São Gonçalo